Rei Charles III nomeia Keir Starmer como primeiro-ministro; veja
Premiê britânico promete política

O Rei Charles III nomeou nesta sexta-feira (5) Keir Starmer como novo primeiro-ministro do Reino Unido, uma cerimônia conhecida como “beija-mãos”. Starmer liderou a coalizão trabalhista que garantiu uma maioria absoluta no Parlamento Britânico — levando a saída dos Conservadores do poder depois de mais de 14 anos no comando.
Em seguida, Keir Starmer foi à sede do governo e fez seu primeiro discurso como premiê. Ele agradeceu ao seu antecessor, Rishi Sunak, mas afirmou que o Reino Unido optou por mudança na eleição de ontem. E que os eleitores esperam a volta de uma política “voltada ao povo”.
“O serviço público é um privilégio. O governo vai tratar qualquer cidadão com todo o respeito. Mudamos o Partido Trabalhista, dedicando ele ao serviço. E é sobre isso que será esse governo. País em primeiro lugar. O partido, em segundo”, afirmou Sir Keir.
Agora, o novo primeiro ministro passará o dia na residência oficial do governo, em Downing Street, em Londres, formando seu novo gabinete.
Entre os principais desafios do novo governo estão a falta de financiamento do serviço público, que criou enormes filas no conceituado sistema de saúde britânico; uma inflação persistente; e o crescimento da extrema direita no país, capitaneada pelo agora membro do parlamento Nigel Farage.
Keir Starmer, 61, chega ao mais alto cargo do governo do Reino Unido após pouco mais de uma década na vida pública. Antes, atuou como advogado de grupos de direitos humanos e de sindicatos.
Veja também
Últimas notícias

Homem morre e outro fica ferido após ataque a tiros em São Miguel dos Campos

Em uma semana, PM-AL retira das ruas 35 armas de fogo e mais de 26 kg de drogas

Após roubo no interior alagoano, carro é avistado em Itaíba - PE e mobiliza moradores

Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior

Polícia prende suspeito de tentativa de homicídio no bairro Rio Novo, em Maceió

Gilmar Mendes recua e STF retoma julgamento de Collor na segunda-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
