Governo de AL apresenta ao trade turístico medidas para conter arrombamentos
Aumento do policiamento e ampliação do horário das rondas
O Governo de Alagoas criou novas medidas de segurança para conter arrombamentos na orla de Maceió, que estariam sendo provocados por pessoas em situação rua. As ações vão desde o aumento do policiamento e ampliação do horário das rondas à instalação de videomonitoramento. A iniciativa, que atende o trade turístico, foi apresentada em encontro com integrantes do Tribunal de Justiça e Ministério Público, no Palácio República dos Palmares, no domingo (7). Serão ainda cobradas da Prefeitura de Maceió ações de assistência social e outras providências.
Representando o governador Paulo Dantas, que cumpria agenda governamental, o secretário de Governo, Vitor Pereira, reafirmou a necessidade do comprometimento da Prefeitura de Maceió para atuar em conjunto ao Governo do Estado, visando contribuir com a ajuda assistencial e de saúde às pessoas em situação de vulnerabilidade e em situação de rua, que estariam envolvidas nesses arrombamentos.
Vitor ressaltou que a Prefeitura precisa entender que o Estado já está contribuindo com o reforço da segurança, através de uma política transversal, que conta com as secretarias de Segurança Pública (SSP), de Prevenção à Violência (Seprev), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Ressocialização e Inclusão Social (Seris), e Turismo (Setur). “Tem que ter a integração da Prefeitura Municipal, pois não se trata apenas de segurança pública. Também se trata de uma questão social e de saúde pública”, destacou Pereira.
Estado ampliará equipes de segurança na orla
Quanto à ampliação de segurança na orla, a SSP destacará, a partir do próximo dia 15, mais cinco equipes de policiamento para atuar entre meia-noite e 6h, na Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas. A Seprev ampliará o horário da patrulha da Ronda o Bairro na região até a meia-noite já nesta segunda-feira (8). Há ainda a possibilidade da instalação de uma nova base da Oplit (Operação Policial Litorânea Integrada). Essas ações fazem parte da devolutiva prometida pelo governador.
Ainda na oportunidade, Vitor anunciou a disponibilização de mais duas mil tornozeleiras eletrônicas para auxiliar a Justiça, na aplicação de medida cautelar contra as possíveis pessoas em situação de vulnerabilidade ou de rua envolvidos nos arrombamentos. “O secretário Diogo Teixeira (da Seris), me falou que através de convênio com o Governo Federal, vamos sair de 675 tornozeleiras para duas mil, em 22 de julho. E já colocaremos as novas tornozeleiras à disposição da Justiça”, disse.
O juiz Antônio Rafael Casado, auxiliar da Presidência do TJ/AL, ressaltou a importância da iniciativa e colocou o Tribunal à disposição como interlocutor entre o Estado e a Prefeitura. “Gostaria de parabenizar a iniciativa deste encontro, na busca soluções para um problema tão complexo, que envolve segurança pública, assistência social e pessoas em situação de vulnerabilidade e em situação de rua”, disse o juiz Antônio Casado, que representou o presidente do TJ, desembargador Fernando Tourinho.
Durante a reunião, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, entrou em contato com a Prefeitura de Maceió informado a situação e a necessidade do apoio municipal, que já agendou uma reunião nesta segunda-feira (8), às 10h30, na sede do órgão municipal. “É legítimo o acionamento em relação ao papel do Município que deve desempenhar e o Ministério Público pode colaborar. Vou falar com o prefeito para encontrar uma solução de forma consensual, sem qualquer judicialização”, disse Araújo.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Marcos Batalha, ressaltou a atenção do Governo do Estado para apresentar soluções dos problemas apresentados em reunião passada. “Feliz por receber o devolutivo em um intervalo tão curto de tempo. Com isso, a ABRASEL também se coloca à disposição para falar com a Prefeitura e colaborar com a polícia. Tenho consciência que esse problema é complexo e precisa de ações sociais da Prefeitura”, disse Marcos Batalha.
Estiveram presentes os secretários de Estado Felipe Cordeiro (Gabinete Civil), Paloma Tojal (Seprev), Bárbara Braga (Turismo), Kátia Born (Seades) e o delegado José Carlos (Políticas da Segurança Pública). Participaram ainda os representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH), do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes, Bares e Similares, do Maceió Convention & Visitors Bureau e escolas.
Últimas notícias
Como funciona o modo de segurança do WhatsApp contra ataques virtuais
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8
Fraude no INSS: veja como contestar descontos; prazo vai até 20 de março
Matriz de Camaragibe promove formação e planejamento pedagógico com equipes gestoras da Educação
Destruição: Caminhão arrasta carros e destrói moto em João Pessoa
Saúde Penedo fortalece cuidado com bebês prematuros e passa oferecer proteção moderna contra vírus respiratório
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
