Prefeitura de Maceió anuncia obras de contenção de cinco encostas no Vale do Reginaldo
As obras vão beneficiar mais de dois mil moradores da região

O prefeito de Maceió, JHC, assinou nesta sexta-feira (12), ordem de serviço para a execução de obras de contenção de cinco encostas no Vale do Reginaldo. As obras visam garantir a estabilidade do solo e proporcionar segurança aos moradores da região. Durante o anúncio, ele destacou a importância de cuidar das áreas vulneráveis da capital.
“Pela primeira vez em Maceió nós temos um programa de contenção de encostas. Uma obra que vai abranger sobretudo o bairro do Jacintinho que fica aqui em cima. Não é uma obra de proteção, mas de contenção, ou seja, é definitiva. Quando vocês passarem por aqui, verão esta barreira sendo limpa e estabilizada com uma tecnologia de solo grampeado", destacou JHC.
O prefeito explicou que a iniciativa é uma resposta a problemas antigos e históricos de deslizamentos que afetavam inúmeros bairros da capital.
“Estamos investindo R$150 milhões em um projeto definitivo de contenção. Isso vai impactar cerca de 2 mil pessoas e garantir a estabilidade do solo, permitindo que as famílias durmam em paz, especialmente durante as chuvas. Essa intervenção evitará o avanço da erosão, que já havia destruído ruas e casas, desvalorizando imóveis e trazendo insegurança para as famílias”, pontuou.
Andressa Mendonça tem 25 anos e é moradora do bairro desde a infância. Ela disse se sentir aliviada com a iniciativa da prefeitura. "Eu morava ali em cima. Eu caía muito na hora de descer. Vai ser bom que agora vão ajeitar e isso não vai acontecer mais. Eu e minha mãe vivíamos com medo por estar lá em cima. A realidade sempre foi assim, mas agora vai mudar e nós vamos nos sentir seguras", contou.
Durante a assinatura da ordem de serviço, JHC também ressaltou o compromisso da gestão em cuidar da segurança e qualidade de vida da população. Além das questões de infraestrutura, ele falou sobre a importância de investimentos em áreas que precisam de cuidado e atenção.
“Não é apenas sobre visibilidade, é sobre cuidar das pessoas e das suas necessidades. Queremos um futuro melhor para Maceió. Os gestores não gostam de fazer essas obras ou, às vezes, a mentalidade política arcaica acha uma obra cara e sem visibilidade. Mas estamos aqui para cuidar das pessoas. Precisa ter investimentos onde há maior necessidade e preocupação com a população", declarou.
Em todas as encostas será utilizada a tecnologia de solo grampeado e aplicado concreto jateado para impermeabilização, e em algumas laterais haverá a aplicação de hidrossemeadura.
As obras de contenção incluem ainda a instalação de canaletas, tubos e escadarias para drenagem, garantindo a segurança das áreas, classificadas como de alto risco devido à presença de residências no topo das encostas.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
