Prefeitura de Maceió anuncia obras de contenção de cinco encostas no Vale do Reginaldo
As obras vão beneficiar mais de dois mil moradores da região
O prefeito de Maceió, JHC, assinou nesta sexta-feira (12), ordem de serviço para a execução de obras de contenção de cinco encostas no Vale do Reginaldo. As obras visam garantir a estabilidade do solo e proporcionar segurança aos moradores da região. Durante o anúncio, ele destacou a importância de cuidar das áreas vulneráveis da capital.
“Pela primeira vez em Maceió nós temos um programa de contenção de encostas. Uma obra que vai abranger sobretudo o bairro do Jacintinho que fica aqui em cima. Não é uma obra de proteção, mas de contenção, ou seja, é definitiva. Quando vocês passarem por aqui, verão esta barreira sendo limpa e estabilizada com uma tecnologia de solo grampeado", destacou JHC.
O prefeito explicou que a iniciativa é uma resposta a problemas antigos e históricos de deslizamentos que afetavam inúmeros bairros da capital.
“Estamos investindo R$150 milhões em um projeto definitivo de contenção. Isso vai impactar cerca de 2 mil pessoas e garantir a estabilidade do solo, permitindo que as famílias durmam em paz, especialmente durante as chuvas. Essa intervenção evitará o avanço da erosão, que já havia destruído ruas e casas, desvalorizando imóveis e trazendo insegurança para as famílias”, pontuou.
Andressa Mendonça tem 25 anos e é moradora do bairro desde a infância. Ela disse se sentir aliviada com a iniciativa da prefeitura. "Eu morava ali em cima. Eu caía muito na hora de descer. Vai ser bom que agora vão ajeitar e isso não vai acontecer mais. Eu e minha mãe vivíamos com medo por estar lá em cima. A realidade sempre foi assim, mas agora vai mudar e nós vamos nos sentir seguras", contou.
Durante a assinatura da ordem de serviço, JHC também ressaltou o compromisso da gestão em cuidar da segurança e qualidade de vida da população. Além das questões de infraestrutura, ele falou sobre a importância de investimentos em áreas que precisam de cuidado e atenção.
“Não é apenas sobre visibilidade, é sobre cuidar das pessoas e das suas necessidades. Queremos um futuro melhor para Maceió. Os gestores não gostam de fazer essas obras ou, às vezes, a mentalidade política arcaica acha uma obra cara e sem visibilidade. Mas estamos aqui para cuidar das pessoas. Precisa ter investimentos onde há maior necessidade e preocupação com a população", declarou.
Em todas as encostas será utilizada a tecnologia de solo grampeado e aplicado concreto jateado para impermeabilização, e em algumas laterais haverá a aplicação de hidrossemeadura.
As obras de contenção incluem ainda a instalação de canaletas, tubos e escadarias para drenagem, garantindo a segurança das áreas, classificadas como de alto risco devido à presença de residências no topo das encostas.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
