MPAL, UFAL e Defesa Civil dialogam sobre projeto de prevenção ao transbordamento do Mundaú
Ao final da reunião, foram definidas as providências que cada órgão deverá tomar

Ministério Público de Alagoas, Universidade Federal e Defesa Civil do Estado participaram de reunião para definir um projeto de prevenção ao transbordamento de rios. No encontro, realizado nesta terça-feira (16), ficou estabelecido que as ações, nesse primeiro momento, serão direcionadas à Bacia do Mundaú.
“A escolha dessa bacia se deu por conta do grande número de pessoas que vive à margem do Rio Mundaú, situação que, em caso de enchente e inundação, pode gerar uma tragédia. Trabalhando com a prevenção, o Ministério Público vai intermediar o encontro de propostas entre as entidades para oferecer uma resposta efetiva à população”, comentou a promotora de Justiça Cecília Carnaúba.
Ao final da reunião, foram definidas as providências que cada órgão deverá tomar. O MPAL se comprometeu em solicitar, junto à Semarh (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), a atualização dos planos de bacia hidrográfica, o que inclui o zoneamento das áreas com risco de inundação.
Providências
O reitor da UFAL, Josealdo Tonholo informou que, à Universidade, caberá realizar um levantamento de todos os estudos feitos pela instituição sobre o tema, informações que servirão de base para formulação de um diagnóstico e de propostas para a revitalização da Bacia do Rio Mundaú.
“É preciso pleno conhecimento do que está acontecendo, ter acesso ao plano de bacias atualizado e aos planos diretores dos municípios para que a gente entenda especificamente onde as pessoas estão sendo colocadas. A ideia é trazer dados, com respaldo científico, para que a gente possa agir tecnicamente e politicamente em prol do nosso estado”, destacou o reitor da UFAL.
Já a Defesa Civil do Estado ficou responsável por realizar um levantamento de altimetria para averiguar os locais com maior probabilidade de serem invadidos pela água em caso de enchente, informou o coronel Moisés Melo, coordenador do órgão.
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
