População deve denunciar focos de reprodução do Aedes aegypti para ajudar no combate à dengue
Denúncias devem ser feitas através do Disque Dengue (3312-5495), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h

Atenta à preocupação dos maceioenses com o crescimento do número de casos de dengue, neste que é o período endêmico da doença, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) destaca a importância do disque dengue, como ferramenta complementar para nortear as ações das equipes de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.
É através do disque dengue – acessível pelo telefone 3312-5495 – que a população pode denunciar focos e áreas com potencial para proliferação do mosquito, que transmite, além da dengue, doenças como a zika e a chikungunya.
O canal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Através dele, os cidadãos podem denunciar tanto terrenos baldios, imóveis abandonados e piscinas desativadas, que ofereçam riscos à saúde com focos potenciais do Aedes aegypti, quanto locais com presença de roedores, animais peçonhentos ou do mosquito palha – transmissor da leishmaniose canina.
Promovidas em Maceió pela Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, as ações de controle de doenças e agravos são realizadas pelas equipes de agentes de endemia nos mais diversos pontos de cidade, também direcionadas pelas denúncias recebidas.
Após o registro da demanda, que gera um número de protocolo para ser acompanhada pelo usuário do serviço, os agentes comparecem ao local, num prazo de até 7 dias úteis, para fazer o controle dos insetos, vetores e animais.
A Gerência reforça que a população precisa se manter alerta para evitar o acúmulo de água em recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito. Com cada cidadão cumprindo seu papel, adotando os cuidados preventivos em suas residências e comunidades, a SMS acredita que o controle do vetor será realmente efetivo.
Últimas notícias

Nova unidade dos Gigantinhos chega ao bairro Feitosa com 250 vagas e entrega prevista para outubro

Avião com prefeito de João Pessoa faz pouso de emergência na Paraíba

Teca Nelma articula reunião na Câmara contra projeto de lei que proíbe transição de gênero em Maceió

Junqueiro é reconhecido pelo desempenho no IDEB e ICA 2023 e adere ao Programa Escola 10
![[Vídeo] Feira do Desapego ensina educação financeira e sustentabilidade para alunos do Santa Esmeralda](https://img.7segundos.com.br/SHzZHmZX7SMKrHgQOAiaD3nYUnA=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-09-27-121916.png)
[Vídeo] Feira do Desapego ensina educação financeira e sustentabilidade para alunos do Santa Esmeralda

Motorista é flagrado dirigindo carro na Ciclovia do Trabalhador, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
