População deve denunciar focos de reprodução do Aedes aegypti para ajudar no combate à dengue
Denúncias devem ser feitas através do Disque Dengue (3312-5495), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h
Atenta à preocupação dos maceioenses com o crescimento do número de casos de dengue, neste que é o período endêmico da doença, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) destaca a importância do disque dengue, como ferramenta complementar para nortear as ações das equipes de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.
É através do disque dengue – acessível pelo telefone 3312-5495 – que a população pode denunciar focos e áreas com potencial para proliferação do mosquito, que transmite, além da dengue, doenças como a zika e a chikungunya.
O canal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Através dele, os cidadãos podem denunciar tanto terrenos baldios, imóveis abandonados e piscinas desativadas, que ofereçam riscos à saúde com focos potenciais do Aedes aegypti, quanto locais com presença de roedores, animais peçonhentos ou do mosquito palha – transmissor da leishmaniose canina.
Promovidas em Maceió pela Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, as ações de controle de doenças e agravos são realizadas pelas equipes de agentes de endemia nos mais diversos pontos de cidade, também direcionadas pelas denúncias recebidas.
Após o registro da demanda, que gera um número de protocolo para ser acompanhada pelo usuário do serviço, os agentes comparecem ao local, num prazo de até 7 dias úteis, para fazer o controle dos insetos, vetores e animais.
A Gerência reforça que a população precisa se manter alerta para evitar o acúmulo de água em recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito. Com cada cidadão cumprindo seu papel, adotando os cuidados preventivos em suas residências e comunidades, a SMS acredita que o controle do vetor será realmente efetivo.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
