No mês de combate às hepatites virais, Hospital Helvio Auto oferece testagem
Hospital oferta exames para detectar hepatites B e C na próxima sexta (26)
O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), irá oferecer testes abertos à população para detectar os vírus da hepatite B e hepatite C, além de ações educativas e orientações pré e pós-testes. A iniciativa, que faz parte das ações do Julho Amarelo, mês dedicado à luta contra as hepatites virais, acontecerá no próximo dia 26 de julho, sexta-feira, das 8h às 12h, no Serviço de Assistência Especializada (SAE), ambulatório de doenças infectocontagiosas do HEHA.
A partir das 8h, as pessoas interessadas podem comparecer ao Serviço de Assistência Especializada (SAE) do HEHA com um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. Serão distribuídas 100 senhas para realização dos exames. Os testes serão feitos a partir das 8h até a última senha distribuída. O tempo médio para entrega de resultados do teste rápido e orientações pós-teste é de cerca 30 minutos.
Se algum resultado der reagente positivo para Hepatites B ou C, o paciente será encaminhado logo após o teste para uma consulta com um médico infectologista do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), que irá fazer as primeiras orientações e pedir o teste de carga viral (exame que mede a quantidade de vírus presente em um certo volume de sangue), que será realizado pelo Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) e enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen). No mesmo dia, o paciente já sai com tudo que precisa para iniciar o tratamento e com agendamento de retorno ambulatorial ao Hospital Helvio Auto para dar continuidade ao processo terapêutico com uma equipe de saúde multidisciplinar.
"As hepatites virais são doenças muito silenciosas e na maioria dos casos as pessoas não apresentam sintomas, e quando começam a sentir algo, muitas vezes o fígado já apresenta comprometimento, então o diagnóstico precoce é muito importante. Quanto mais estimularmos a testagem e exames de rotina é melhor para o tratamento. E temos que falar ainda da importância da vacinação, uma vez que o Ministério da Saúde oferece a imunização no Calendário Nacional de Vacinação", explicou Lygia Antas, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada do Helvio Auto.
Em 2023, o Hospital Helvio Auto registrou 61 novos casos de hepatites virais, que foram encaminhados para tratamento ou internação. De janeiro a junho de 2024, foram contabilizados 21 novos casos só no HEHA. Os novos casos são identificados, atendidos e encaminhados para tratamento ambulatorial ou internação, dependendo da situação do paciente no momento em que procura o serviço.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023, Alagoas teve um total de 173 casos de hepatites do tipo A, B, C, D e E. O impacto dessas infecções acarreta em aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada ao HIV e tuberculose.
Como participar
Para realizar os testes, o cidadão deve levar um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. A equipe do HEHA está preparada para dar as orientações pré e pós-testes e efetuar o procedimento.
As testagens do Julho Amarelo na Uncisal é uma realização do Hospital Escola Dr. Helvio Auto em parceria com a Supervisão de Atenção à Saúde e Bem-Estar (Sasbem), Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) e Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen).
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
