Mutirão de combate à dengue em Maceió começa na próxima semana
Campanha Maceió Unida Contra a Dengue visa intensificar combate ao Aedes aegypti na capital
A Prefeitura de Maceió inicia, segunda-feira (29), mais uma edição da campanha Maceió Unida Contra a Dengue, que visa reforçar o combate ao Aedes aegypti, convocando a população a colaborar para conter a transmissão das doenças transmitidas pelo mosquito - dengue, zika e chikungunya.
A chegada das chuvas favorece a proliferação dos criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada. Por isso, a Prefeitura de Maceió mobiliza órgãos e secretarias municipais a trabalhar, junto com os moradores, pela redução dos riscos de infecção.
As ações serão intensificadas no período de 29 de julho a 2 de agosto, quando serão desenvolvidas atividades de controle do mosquito Aedes aegypti nas residências, pontos comerciais, prédios públicos e pontos estratégicos para a proliferação de criadouros, como borracharias, ferros-velhos e galpões de reciclagem.
Nesses locais, agentes de controle de endemias farão inspeção para a identificação de potenciais criadouros, borrifação, eliminação, tratamento e orientação à população, especialmente nos bairros prioritários, onde os últimos levantamentos epidemiológicos apontaram altos índices de infestação do mosquito transmissor e de casos de arboviroses nas últimas quatro semanas.
Nos pontos estratégicos também serão distribuídos materiais educativos para conscientizar a população sobre a importância do combate às arboviroses.
As ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde e contarão com o suporte integrado de outros órgãos municipais para ações como fiscalização de mercados públicos, remoção de entulhos e pneus, desobstrução de galerias, fiscalização de construções e imóveis abandonados, uso de drones para identificação de imóveis sem acesso, ações educativas nas comunidades e escolas e eliminação de criadouros em residências.
Ações de vacinação nas escolas
Este ano, a mobilização conta também com uma estratégia de vacinação contra a dengue para alunos da rede municipal de ensino, que estejam na faixa etária para a vacinação (10 a 14 anos) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os estudantes de diversas instituições serão levados até a unidade de saúde mais próxima de sua escola para que seja atualizada a situação vacinal. Para vacinar alunos de toda a rede dentro da faixa etária a mobilização se estende até outubro de 2024.
As crianças e adolescentes também contarão com atividades lúdicas para incentivar e encorajar o momento da vacinação, promovidas pela Secretaria Secretaria Extraordinária da Juventude e Lazer e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió.
Na semana de 29 de julho a 2 de agosto de 2024, as ações em residências e estabelecimentos serão concentradas nos bairros com maior relevância epidemiológica nos seguintes pontos abaixo:
2º DS – Unidade de Saúde Roland Simon (Vergel);
4º DS – USF Paraiso do Porto;
6º DS – Unidade de Saúde Hamilton Falcão (Benedito Bentes;
7º DS – Unidade de Saúde do Village Campestre.
Últimas notícias
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Jovem fica ferido após cair de moto no Bosque das Arapiracas
Kel Ferreti apela ao Judiciário para não voltar a ser preso
Rio reconhece validade civil de casamentos na Umbanda e no Candomblé
Pam Salgadinho disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas
Médico do Hospital Ib Gatto Falcão alerta sobre cuidados para evitar quedas, febre e infecções em crianças nas férias
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
