Serviços

Terminal do Eustáquio Gomes atende milhares de moradores da parte alta

Equipamento possui praça de convivência e integração com outras localidades

Por 7Segundos com assessoria 25/07/2024 13h01
Terminal do Eustáquio Gomes atende milhares de moradores da parte alta
erminal do Eustáquio Gomes atende milhares de moradores da parte alta - Foto: Reprodução

Os moradores do Eustáquio Gomes contam com um novo e moderno terminal de passageiros para aguardar os ônibus do transporte público. O local foi ampliado e reformado pela Prefeitura de Maceió com o intuito de oferecer mais segurança e comodidade aos moradores da parte alta da capital alagoana.

Dados da bilhetagem estimam que, por mês, 124 mil 572 embarques são realizados nas linhas que atendem o bairro. No equipamento, a plataforma para embarques e desembarques foi ampliada de 345 m² para 658 m², que corresponde a um aumento de 90% da área.

Com as intervenções, o terminal conta com bloco administrativo, videomonitoramento e aumento do tamanho das cobertas. O local ainda dispõe de rampas de acessibilidade, piso tátil e banheiro acessível para pessoas com deficiências.

Para reduzir custos na manutenção, foram utilizados mobiliários urbanos com design moderno e alta durabilidade, a exemplo de bancos e lixeiras de concreto. Para valorizar a identidade regional, foi instalada uma testeira inspirada no filé, ícone da cultura alagoana e os ladrilhos utilizados no entorno do bloco administrativo são fabricados manualmente por artistas do Vergel do Lago.

Além da parte estrutural, a operação foi otimizada com a criação das linhas alimentadoras, a 4013 (Eustáquio Gomes/ Forene - Maceió I/ Jardim Saúde/ Loteamento São Caetano), 4014 (Eustáquio Gomes/ Novo Jardim/ Jardim Royal) e a 4015 (TI Eustáquio Gomes/ Jardim Amarílis - via Flamboyant). A iniciativa reduziu o trajeto das linhas troncais, já que os ônibus circulam por dentro dos conjuntos e levam os passageiros até o terminal. De lá, o embarque é realizado nas linhas para outros destinos da cidade.

“Achei tranquilo e bem mais rápido. Vou poder me ajustar e quem sabe até sair um pouco mais tarde de casa, sem falar que vou voltar e chegar mais cedo, com mais tempo para descansar. Ficou muito bom”, revelou a estudante Thainá Salu.

A também estudante e moradora do Eustáquio Gomes, Camilly Louise, falou sobre a reabertura do espaço e a nova operação das linhas. “Melhorou muito. Antes o ônibus fazia uma volta e agora a vinda é mais rápida. Ganho mais tempo e consigo até sair um pouquinho mais tarde para a aula, dá tempo até de almoçar”, contou.

Para uso dos moradores e integração com o entorno, o terminal passou a contar com uma área de 2.268 m² que pode ser aproveitada pela comunidade para outros fins. O espaço dispõe de playground, pista de cooper, quadras, futmesa, aparelhos de academia ao ar livre e praça de alimentação com espaço para estacionamento de food trucks.

“Além das tradicionais operações de embarque e desembarque, a ideia é tornar os equipamentos mais integrados com a vizinhança, dando mais vida e usabilidade. Com a implantação desses novos espaços, o terminal ganha mais uma funcionalidade, tornando-os mais atrativos e seguros para a comunidade. Isso resulta em maior bem-estar”, finalizou o titular do DMTT, André Costa.