Comerciantes em Maceió desrespeitam lei municipal obstruindo a passagem de pedestres
Secretaria Municipal de Segurança Cidadã pede que a população denuncie a prática
Moradores do bairro Santa Lúcia, localizado na parte alta de Maceió, procuraram a reportagem do Antena7 nesta terça-feira (30), para denunciar uma prática ilegal e recorrente de diversos comerciantes da região, a utilização das calçadas para acomodar barracas, mesas entre outros tipos de objetos, que acabam atrapalhando a circulação dos pedestres e obrigando as pessoas a transitar entre os carros nas pistas.

A prática, vista não só no bairro Santa Lúcia, como também em vários outros pontos da capital alagoana, é proibida. Entretanto, comércios de rua, como os vistos no Centro de Maceió, ou no bairro Jacintinho, passam por cima da regra, desrespeitando o direito da população de transitar com segurança pelas calçadas.
A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semcs) informou ao Rede Antena 7 que a obstrução de passeios públicos, seja com objetos fixos, como construções e alvenaria, ou qualquer outro tipo de material, é proibida conforme o Código de Posturas do município de Maceió (Lei Municipal nº 3.538 de 23 de dezembro de 1985).
A Semcs falou, ainda que os comerciantes que forem flagrados cometendo o ato irregular podem acabar tendo o material que está atrapalhando a passagem nas calçadas demolido ou retirado pela prefeitura de Maceió. A Secretaria informou que é importante que a população formalize uma denúncia para que a prefeitura tome conhecimento da situação e possa atuar.
Onde Denunciar
O cidadão que se sentir impossibilitado de transitar com segurança pelas calçadas devido a obstrução de comerciantes com objetos diversos, pode e deve formalizar uma denúncia, na sede da Semcs, que fica localizada na Avenida Governador Afrânio Lages, número 267, no bairro Farol.
A Semcs reforça que a denúncia pode ser feita de forma anônima, garantindo a segurança do denunciante. A população pode, ainda denunciar a prática irregular por meio do Disk Denúncia, no número 3312 5277.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
