[Vídeo] Estudantes da Ufal realizam mais um protesto devido à falta de ônibus
Oito linhas não passam mais dentro da Ufal, uma redução de mais 60% nas frotas que faziam esse percurso,
Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) fecharam a Av. Lorival de Melo Mota (BR-104), em frente à Ufal, nos dois sentidos, desde às 16h desta terça (30). O movimento tem como causa a mudança realizada pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). Essa já é a segunda vez que os alunos se mobilizam para protestar contra a decisão do DMTT, de reduzir a frota de transportes públicos na universidade.
Oito linhas não passam mais dentro da Ufal, uma redução de mais 60% nas frotas que faziam esse percurso, prejudicando a rotina de quem frequenta a instituição, principalmente no turno da noite.
O DMTT colocou dois ônibus catraca livre (gratuitos) para fazer o trajeto dentro do campus, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h30 e com uso de forma ilimitada. Mas segundo o depoimento dos alunos, a nova linha demora para passar, trazendo diversas complicações principalmente para alunos PCDs.
o DMTT realizou, nesta tarde de terça-feira (30), o bloqueio de via nas proximidades da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), devido às manifestações de estudantes na entrada da instituição de ensino.
As interdições ocorreram no viaduto da PRF, sendo o fluxo de quem vem do Centro pela Av. de Góes Monteiro, desviando para o sentido Av. Menino Marcelo. Já quem vem da Menino Marcelo, em direção à Ufal, deve seguir pela BR-316 para entrar pelo Santos Dumont e sair na BR-104, pela Ceasa.
"Os desvios foram necessários na tentativa de dar mais mais fluidez aos veículos, uma vez que os condutores estão sendo prejudicados por causa do protesto em frente à Ufal", explicou o diretor de Policiamento Viário do DMTT, Alexsandre Serafim.
O diretor salientou também que a manifestação dos estudantes está prejudicando a chegada de pessoas no aeroporto, fazendo com que elas percam os horários do voo, bem como a circulação de ambulâncias até o Hospital Universitário.
O protesto está em andamento neste momento, e o trânsito completamente parado na região e para evitar que os veículos pudessem acessar os desvios organizados pelo DMTT para acessar a via, os alunos também, fecham a rotatória que liga a BR -316 com a BR-104.