Geral

Coordenador da Defesa Civil de Maceió é alvo de denúncia por falsidade ideológica pelo Ministério Público

Diante da descoberta, o defensor público Ricardo Melro apresentou uma representação contra Abelardo Nobre ao Ministério Público Estadual

Por Lane Gois 02/08/2024 15h03 - Atualizado em 02/08/2024 16h04
Coordenador da Defesa Civil de Maceió é alvo de denúncia por falsidade ideológica pelo Ministério Público
Coordenador da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre. - Foto: Jonatan Lins/Secom Maceió


O Ministério Público Estadual (MPE) apresentou uma denúncia contra Abelardo Pedro Nobre Junior, coordenador da Defesa Civil de Maceió, por falsidade ideológica. A promotora Amélia Adriana de Carvalho Campelo formalizou a acusação, alegando que Nobre teria fornecido informações falsas à Defensoria Pública Estadual.

A denúncia tem origem em um questionamento feito pela Defensoria Pública Estadual em 14 de novembro de 2023. Na ocasião, a Defensoria solicitou à Defesa Civil de Maceió informações sobre a inclusão do bairro do Bom Parto em novos estudos ou em um novo mapa de risco elaborado pela Braskem. Este questionamento foi motivado pelas preocupações constantes com a segurança do bairro, em virtude dos problemas ambientais decorrentes da exploração de sal-gema pela Braskem na região.

Em resposta oficial, Nobre afirmou que não havia novas informações sobre o bairro do Bom Parto. No entanto, logo depois, foi revelado que essa afirmação era falsa. Um estudo recente, concluído mais de um mês antes da resposta oficial, já havia incluído o Bom Parto em um novo mapa de risco.

Diante da descoberta, o defensor público Ricardo Melro apresentou uma representação contra Abelardo Nobre ao Ministério Público Estadual, resultando na denúncia por falsidade ideológica.

*Estagiário sob supervisão da redação*