Coordenador da Defesa Civil de Maceió é alvo de denúncia por falsidade ideológica pelo Ministério Público
Diante da descoberta, o defensor público Ricardo Melro apresentou uma representação contra Abelardo Nobre ao Ministério Público Estadual
O Ministério Público Estadual (MPE) apresentou uma denúncia contra Abelardo Pedro Nobre Junior, coordenador da Defesa Civil de Maceió, por falsidade ideológica. A promotora Amélia Adriana de Carvalho Campelo formalizou a acusação, alegando que Nobre teria fornecido informações falsas à Defensoria Pública Estadual.
A denúncia tem origem em um questionamento feito pela Defensoria Pública Estadual em 14 de novembro de 2023. Na ocasião, a Defensoria solicitou à Defesa Civil de Maceió informações sobre a inclusão do bairro do Bom Parto em novos estudos ou em um novo mapa de risco elaborado pela Braskem. Este questionamento foi motivado pelas preocupações constantes com a segurança do bairro, em virtude dos problemas ambientais decorrentes da exploração de sal-gema pela Braskem na região.
Em resposta oficial, Nobre afirmou que não havia novas informações sobre o bairro do Bom Parto. No entanto, logo depois, foi revelado que essa afirmação era falsa. Um estudo recente, concluído mais de um mês antes da resposta oficial, já havia incluído o Bom Parto em um novo mapa de risco.
Diante da descoberta, o defensor público Ricardo Melro apresentou uma representação contra Abelardo Nobre ao Ministério Público Estadual, resultando na denúncia por falsidade ideológica.
*Estagiário sob supervisão da redação*
Últimas notícias
Bolsonaristas querem derrubar veto de Lula ao PL da Dosimetria
MPAL recomenda à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Craíbas a regularização da carreira de Auditoria e Controle Interno
Polícia Civil investiga tentativa de feminicídio contra mulher trans na Barra de São Miguel
Motocicleta roubada é recuperada na Aldeia Wassu Cocal em Joaquim Gomes
Congresso dos Municípios terá palestra da ministra Margareth Menezes para debates sobre políticas públicas
Tartaruga é encontrada com crânio esmagado na Praia de Peroba, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
