Defensoria Pública recebe carroceiros dos Flexais prejudicados por políticas municipais
Eles foram excluídos do programa da prefeitura por serem analfabetos e não poderem conduzir veículos motorizados.
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), através do Núcleo de Proteção Coletiva, realizou, nesta semana, uma reunião com representantes dos carroceiros afetados pela realocação devido à Braskem, que trabalham com materiais recicláveis e entulhos. O encontro teve como objetivo discutir as dificuldades enfrentadas por eles após a implementação do programa de motorização adotado pela Prefeitura de Maceió. Esses trabalhadores foram excluídos do programa devido ao fato de serem analfabetos e não poderem conduzir veículos motorizados.
Segundo relatos dos cidadãos, a situação afeta cerca de 70 carroceiros residentes dos Flexais, que antes trabalhavam nos bairros Mutange, Pinheiro e Bebedouro, e agora precisam se deslocar para áreas mais distantes, como o bairro da Gruta, em busca de materiais recicláveis. No entanto, desde a introdução das carroças motorizadas, o trabalho se tornou praticamente inviável, pois os veículos motorizados coletam os materiais antes deles. Além disso, muitos precisam sair de casa muito cedo, às 4h30 da manhã, retornando tarde e percorrendo longas distâncias, alguns até usando cavalos para auxiliar na coleta, enquanto outros puxam as próprias carroças.
Para o Defensor Público Ricardo Antunes Melro, é crucial buscar medidas que garantam a continuidade do trabalho desses cidadãos.
"O programa da Prefeitura de Maceió deixou os catadores de recicláveis e entulhos em situação mais vulnerável, já que, por serem analfabetos, não podem dirigir e competir com os veículos motorizados. Embora o programa não seja necessariamente prejudicial, seus efeitos colaterais precisam ser abordados. É fundamental explorar alternativas e desenvolver soluções de forma colaborativa", destacou Melro.
A Defensoria Pública realizará uma nova reunião no dia 7 de agosto, com a participação de outras secretarias municipais, para buscar soluções viáveis que possam incluir os carroceiros no novo cenário econômico municipal.
Últimas notícias
Polícia Militar de Alagoas apreende 24 armas de fogo em uma semana
Governo dá a largada na transformação do Mercado de Jaraguá e organiza transição de permissionários para nova estrutura
Alagoas é representada por 12 produções na Feira Nacional de Artesanato
Moraes dá 5 dias para defesa de general Augusto Heleno comprovar Alzheimer
Supermercado São Luiz segue com preços imbatíveis durante o fim de semana de Black
Jadson Lessa e Arthur Lira assinam ordens de serviço para novas obras em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
