Maceió tem saldo positivo de quase 5 mil empregos formais no 1º semestre
Entre janeiro e junho, foram 50.416 admissões e 45.425 demissões, gerando um acumulado de 4.991 empregos
Maceió tem saldo positivo de quase 5 mil empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2024, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O desempenho da capital na criação de postos de trabalho formais é o reflexo de ações da Prefeitura na geração de emprego e renda.
Entre janeiro e junho, foram 50.416 admissões e 45.425 demissões, gerando um acumulado de 4.991 empregos. O mês de abril apresentou o maior saldo do período, com 8.868 admitidos e 7.442 demitidos (+1.426 postos de trabalho).
Os setores que mais contribuíram para o saldo positivo do mercado de trabalho em Maceió no primeiro semestre foram o de serviços, com um saldo de 3.289, construção, com 1.013 postos de trabalho, e indústria, com 400. A agropecuária teve um saldo positivo de 217 vagas registradas, enquanto o comércio registrou 156 vagas.
Maceió fechou os últimos três anos com saldo positivo de postos formalizados. Em 2023, foram 12.362 empregos de estoque; em 2022, registro de 11.177 de saldo; e, em 2021, foram 15.357.
O desempenho da capital vai na contramão do estado. Alagoas fechou o primeiro semestre de 2024 com um número maior de desligamentos. Foram 89.533 admissões e 97.585 demissões, com saldo negativo de 8.052 empregos.
A atuação mais efetiva do Sine Maceió também contribui para o resultado positivo, acompanhando os dados do Caged e analisando o comportamento do mercado de trabalho. A coordenadora do órgão municipal, Valdenice Cavalcante, reforça que, desde o início da atual gestão, em 2021, a capital tem registrado saldo positivo na geração de empregos.
“Um dos pilares dessa estratégia é a criação dos programas "Emprega Maceió" e "Emprego na Mão". Essas iniciativas têm sido fundamentais para conectar trabalhadores com oportunidades de emprego, oferecendo capacitação e facilitando o acesso às vagas disponíveis no mercado. O fortalecimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Maceió também é um componente crucial desse sucesso, ampliando o suporte aos trabalhadores e empregadores da região”, avalia.
Além disso, segundo ela, a administração municipal tem se destacado por seus esforços em desburocratizar o ambiente empresarial. “As medidas para facilitar a abertura de empresas em Maceió têm atraído novos negócios para a cidade, impulsionando o crescimento econômico e gerando mais empregos. Esse ambiente favorável aos empreendedores melhora muito o clima econômico e também garante um aumento consistente no índice de contratações”, destaca.
Últimas notícias
Moraes manda notificar Gilvan da Federal na Câmara por injúria contra general
Prefeito Dani Vasconcelos anuncia pagamento de salários nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto homenageia bombeiros após resgate de adolescente e pai em Jacarecica
Cibele Moura acompanha posse de lideranças do turismo e defende políticas públicas para o crescimento do setor
Moraes autoriza visita de Nikolas e aliados a Bolsonaro na prisão
Após pedido de Trump, Rússia suspende temporariamente ataques a Kiev
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
