Maceió tem saldo positivo de quase 5 mil empregos formais no 1º semestre
Entre janeiro e junho, foram 50.416 admissões e 45.425 demissões, gerando um acumulado de 4.991 empregos

Maceió tem saldo positivo de quase 5 mil empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2024, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O desempenho da capital na criação de postos de trabalho formais é o reflexo de ações da Prefeitura na geração de emprego e renda.
Entre janeiro e junho, foram 50.416 admissões e 45.425 demissões, gerando um acumulado de 4.991 empregos. O mês de abril apresentou o maior saldo do período, com 8.868 admitidos e 7.442 demitidos (+1.426 postos de trabalho).
Os setores que mais contribuíram para o saldo positivo do mercado de trabalho em Maceió no primeiro semestre foram o de serviços, com um saldo de 3.289, construção, com 1.013 postos de trabalho, e indústria, com 400. A agropecuária teve um saldo positivo de 217 vagas registradas, enquanto o comércio registrou 156 vagas.
Maceió fechou os últimos três anos com saldo positivo de postos formalizados. Em 2023, foram 12.362 empregos de estoque; em 2022, registro de 11.177 de saldo; e, em 2021, foram 15.357.
O desempenho da capital vai na contramão do estado. Alagoas fechou o primeiro semestre de 2024 com um número maior de desligamentos. Foram 89.533 admissões e 97.585 demissões, com saldo negativo de 8.052 empregos.
A atuação mais efetiva do Sine Maceió também contribui para o resultado positivo, acompanhando os dados do Caged e analisando o comportamento do mercado de trabalho. A coordenadora do órgão municipal, Valdenice Cavalcante, reforça que, desde o início da atual gestão, em 2021, a capital tem registrado saldo positivo na geração de empregos.
“Um dos pilares dessa estratégia é a criação dos programas "Emprega Maceió" e "Emprego na Mão". Essas iniciativas têm sido fundamentais para conectar trabalhadores com oportunidades de emprego, oferecendo capacitação e facilitando o acesso às vagas disponíveis no mercado. O fortalecimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Maceió também é um componente crucial desse sucesso, ampliando o suporte aos trabalhadores e empregadores da região”, avalia.
Além disso, segundo ela, a administração municipal tem se destacado por seus esforços em desburocratizar o ambiente empresarial. “As medidas para facilitar a abertura de empresas em Maceió têm atraído novos negócios para a cidade, impulsionando o crescimento econômico e gerando mais empregos. Esse ambiente favorável aos empreendedores melhora muito o clima econômico e também garante um aumento consistente no índice de contratações”, destaca.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
