Cultura e diversão marcam abertura da Flijaça
Praça do Mirante do Jacintinho se transforma em palco literário de Maceió
A abertura da Festa Literária do Jacintinho (FliJaça), na noite da última terça-feira (13), contou com apresentação de estátuas vivas, grupos de coco de roda, pagode e apresentações de palhaços. Além disso, estudantes da Escola Municipal Kátia Pimentel mostraram os chapéus de Guerreiro, confeccionados por turmas do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos.
O professor de artes Renan Cláudio foi o responsável pela exposição de chapéus de Guerreiro. Ele contou que, no início, nem todos se empolgaram, mas quando as primeiras obras ficaram prontas, quase 20 alunos decidiram participar. "Eles me disseram: 'professor, a gente tem que se apresentar com o nosso chapéu'. Eles estão muito felizes e orgulhosos", comemorou.
A aluna Maria Liane de Lira revelou que o professor abordou a história do Guerreiro e ensinou a confeccionar os itens. "Cada coisa que a gente devia fazer, ele ensinou. A gente ficava nervosa, dizendo que não iria conseguir fazer, e ele nos acalmava e dizia que éramos capazes", contou.
Celso Santos, 20 anos, se apresentou na FliJaça junto ao grupo de Coco de Roda Reis do Cangaço. "O Coco de Roda, para mim, representa tudo porque eu comecei a dançar enquanto lutava contra a depressão. Foi assim que conheci. Quem está passando momentos difíceis precisa saber que a cultura é onde a gente pode se refugiar", compartilhou.
Simone Souza, responsável pela rede de Bibliotecas da Semed, destacou que a FliJaça é uma iniciativa que promove a união e dissemina a cultura em suas mais diversas formas. "Esse é um espaço para celebrar o encontro entre pessoas, escolas, escritores e, sobretudo, com a literatura, que nos humaniza e nos faz pessoas melhores", ensinou.
A Flijaça acontece no Mirante do Jacintinho até o dia 15 de agosto. A feira literária é promovida pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
