Vice-presidente do STF defende diálogo sobre emendas e vê pressão também sobre estados
Supremo confirmou por unanimidade a decisão do ministro Flávio Dino de suspender a execução de emendas
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, afirmou à CNN que a solução sobre o pagamento de emendas parlamentares está no diálogo entre os Poderes e avaliou que a manutenção do modelo atual gera pressão sobre os governos dos estados também, não apenas sobre a União.
Na sexta-feira passada (16), o STF confirmou por unanimidade a decisão do ministro Flávio Dino de suspender a execução de emendas até que o Congresso apresente método mais transparente de destinação dos recursos.
À CNN, Fachin observou os riscos das chamadas “emendas pix”, em que o pagamento é imediato e sem rastreamento, serem replicadas também na relação entre Legislativo e Executivo estaduais.
“Imagino que nenhum ente da federação adote um modelo em que uma fatia tão grande do orçamento seja gerida pelo Legislativo. Bem ao contrário. Eventual risco de replicação do modelo nos Estados retiraria dos Governadores uma parcela substancial da gestão do orçamento público”, disse à CNN.
“É um genuíno exercício dos Poderes, com posicionamentos distintos e diálogos republicanos que poderão construir saídas nos termos da Constituição”, completou.
A conta do governo federal, neste ano, com emendas é de cerca de R$ 50 bilhões. Desse total, pouco mais de R$ 30 bilhões são emendas impositivas, ou seja, quando há obrigação de pagar. Apesar da ofensiva do STF sobre o chamado orçamento secreto, uma parcela das emendas, que acabaram sendo batizadas de “pix”, seguiu sem regras claras de liberação.
Últimas notícias
DMTT monta esquema especial de trânsito para o São João Massayó em Jaraguá
Caminhão-tanque tomba e explode na BR-101 no município de São Miguel dos Campos
Polícia investiga caso de morador de rua espancado até a morte no bairro do Poço, em Maceió
Atalaia dá recado nas ruas e reforça liderança de Ceci na passagem da caravana de Renan Filho
Idealizado por Milena Hora, São João Raiz 2026 reúne grande público em Maceió
Anvisa libera venda de detergentes e desinfetantes da marca Ypê
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
