Eleições

Urnas eletrônicas passam por teste para as eleições 2024

O Teste de Desempenho busca testar os sistemas internos de transmissão e recebimento de arquivos de urnas

Por 7Segundos 24/08/2024 15h03 - Atualizado em 24/08/2024 15h03
Urnas eletrônicas passam por teste para as eleições 2024
Urna eleitoral - Foto: Reprodução/Assessoria

Entre os dias 20 e 23 de agosto, os cartórios eleitorais alagoanos participam do 5º Teste de Desempenho da Totalização 2024, mais uma etapa importante para garantir a segurança dos sistemas de votação. As atividades consistem em transmissão de arquivos, realização de tratamento de pendências e de consultas e emissão de relatórios.

O Teste de Desempenho busca testar os sistemas internos de transmissão e recebimento de arquivos de urnas, bem como de totalização e de divulgação de resultados. A ideia é simular um ambiente em condições parecidas as do dia da eleição.

“O grande objetivo deste teste é saber a capacidade de transmissão que nós temos e a capacidade que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de receber esses dados e processá-los”, explicou Thalles Cerqueira de Mello, chefe da SISE – Seção de Informações e Sistemas Eleitorais do TRE de Alagoas.

O servidor explicou, ainda, que em razão da centralização do banco de dados da totalização e considerando a unificação do horário de votação em todo o país, haverá uma transmissão massiva de arquivos de urna a partir das 17h, horário de Brasília, no dia do pleito. 

“Assim, é imperativo um teste de desempenho com participação de todas as Zonas Eleitorais do país, com o objetivo de simular uma carga próxima a do dia da eleição”, disse.