Prefeitura de Maceió inicia projeto para levar melhorias às grotas da capital com participação dos moradores
O "Grota no Grau" é um projeto inovador que busca melhorar a qualidade de vida dos residentes das grotas por meio de três oficinas
A Prefeitura de Maceió, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan), deu início neste sábado (24) ao projeto "Grota no Grau". O objetivo é promover melhorias urbanísticas e sociais nas grotas de Maceió. A Grota do Recanto do Nabal, localizada entre os bairros Serraria e Ouro Preto, é a primeira a receber o projeto e a expectativa é que a área seja transformada através de um processo participativo que envolve diretamente os moradores, que definirão as intervenções a serem feitas.
O "Grota no Grau" é um projeto inovador que busca melhorar a qualidade de vida dos residentes das grotas por meio de três oficinas. Na primeira oficina realizada das 9h às 13h, o foco foi ouvir os moradores da grota do Recanto do Nabal para entender suas necessidades e sugestões. Durante a oficina, a equipe do Iplan apresentou os objetivos das melhorias socio-urbanísticas e a metodologia das dinâmicas participativas que seriam utilizadas.
Os moradores foram convidados a imaginar como gostariam de ver sua comunidade nos próximos cinco a dez anos, considerando melhorias na infraestrutura e aumento das oportunidades de trabalho. A partir dessas discussões, foram levantados os principais problemas enfrentados pela comunidade e sugeridas possíveis soluções. Todas as ideias e sugestões foram registradas em cartolinas, classificadas em "dores" e "sugestões", para serem analisadas nas próximas etapas do programa.
Tânia Maria de Oliveira, aposentada e moradora da comunidade há mais de 20 anos, destaca a importância do projeto para a região. "É muito importante esse projeto aqui, que vai beneficiar muitas pessoas. Tem gente com deficiência, muitos idosos e crianças. Será maravilhoso para o nosso bem-estar. Esperamos que tenha uma pracinha para as crianças brincarem e se divertirem, que os carros possam chegar com mais facilidade, que coloquem corrimãos nas escadarias e reforços de barreiras. Tudo isso é essencial para a nossa comunidade."
As próximas oficinas, que ocorrerão nos dias 31 de agosto e 7 de setembro, terão como foco a oferta de serviços sociais, como assistência social, saúde e castração móvel para animais. Além disso, será realizada a pactuação final das ações a serem executadas na comunidade, garantindo que as intervenções sejam feitas de maneira colaborativa e atendam às reais necessidades dos moradores.
Últimas notícias
Jovem morre ao colidir moto contra trator na zona rural do município de Feira Grande
MDB perde três vereadores após TRE/AL confirmar fraude à cota de gênero em Craíbas
Alfredo Gaspar aponta quatro falhas decisivas que permitiram rombo bilionário no INSS
Fogo se alastra pelo clube BNB em Batalha e causa destruição
Agropecuarista denuncia prefeito por invasão armada e disparos
Saiba onde consultar o local da prova discursiva do CNU 2025
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
