Maceió

Prefeitura de Maceió inicia projeto para levar melhorias às grotas da capital com participação dos moradores

O "Grota no Grau" é um projeto inovador que busca melhorar a qualidade de vida dos residentes das grotas por meio de três oficinas

Por 7Segundos com Assessoria 24/08/2024 17h05
Prefeitura de Maceió inicia projeto para levar melhorias às grotas da capital com participação dos moradores
Prefeitura de Maceió inicia projeto para levar melhorias às grotas da capital com participação dos moradores - Foto: Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan), deu início neste sábado (24) ao projeto "Grota no Grau". O objetivo é promover melhorias urbanísticas e sociais nas grotas de Maceió. A Grota do Recanto do Nabal, localizada entre os bairros Serraria e Ouro Preto, é a primeira a receber o projeto e a expectativa é que a área seja transformada através de um processo participativo que envolve diretamente os moradores, que definirão as intervenções a serem feitas.

O "Grota no Grau" é um projeto inovador que busca melhorar a qualidade de vida dos residentes das grotas por meio de três oficinas. Na primeira oficina realizada das 9h às 13h, o foco foi ouvir os moradores da grota do Recanto do Nabal para entender suas necessidades e sugestões. Durante a oficina, a equipe do Iplan apresentou os objetivos das melhorias socio-urbanísticas e a metodologia das dinâmicas participativas que seriam utilizadas.

Os moradores foram convidados a imaginar como gostariam de ver sua comunidade nos próximos cinco a dez anos, considerando melhorias na infraestrutura e aumento das oportunidades de trabalho. A partir dessas discussões, foram levantados os principais problemas enfrentados pela comunidade e sugeridas possíveis soluções. Todas as ideias e sugestões foram registradas em cartolinas, classificadas em "dores" e "sugestões", para serem analisadas nas próximas etapas do programa.

Tânia Maria de Oliveira, aposentada e moradora da comunidade há mais de 20 anos, destaca a importância do projeto para a região. "É muito importante esse projeto aqui, que vai beneficiar muitas pessoas. Tem gente com deficiência, muitos idosos e crianças. Será maravilhoso para o nosso bem-estar. Esperamos que tenha uma pracinha para as crianças brincarem e se divertirem, que os carros possam chegar com mais facilidade, que coloquem corrimãos nas escadarias e reforços de barreiras. Tudo isso é essencial para a nossa comunidade."

As próximas oficinas, que ocorrerão nos dias 31 de agosto e 7 de setembro, terão como foco a oferta de serviços sociais, como assistência social, saúde e castração móvel para animais. Além disso, será realizada a pactuação final das ações a serem executadas na comunidade, garantindo que as intervenções sejam feitas de maneira colaborativa e atendam às reais necessidades dos moradores.