Escolas estaduais mobilizam estudantes para simulado do Enem
Primeiro dia de provas ocorreu no último sábado (24) e o segundo será no próximo dia 31; resultado será divulgado no começo de setembro
Duzentas e quarenta e duas escolas da rede estadual mobilizaram seus estudantes para o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do programa Foca o Enem, o simulado segue à risca os protocolos do Enem, permitindo ao aluno vivenciar a experiência que terá no dia oficial de aplicação. A primeira etapa aconteceu neste último sábado (24), enquanto a segunda será no dia 31.
Neste primeiro dia, os estudantes fizeram as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação; já no próximo sábado, será a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Os estudantes aprovaram a iniciativa. “Uma ação como esta é muito importante, pois é um treinamento que alivia a tensão e nos mostra como será o dia da prova”, destaca Monique Vieira, aluna da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, no Cepa, e que almeja uma vaga no curso de Nutrição.
Pensamento similar ao de Arthur Silva, da Escola Estadual Moreira e Silva, também do Cepa. “Essa preparação é fundamental, principalmente para mim que estou fazendo o Enem pela primeira vez”, diz o jovem, que quer cursar Educação Física. “Estava muito ansiosa e foi muito bom participar deste simulado. Quero fazer Direito e temos um ensino muito bom, disciplinas eletivas, o material do Foca o Enem”, conta Marinês Martins, aluna da Escola Estadual Princesa Isabel, outra unidade do Cepa.
Próximos passos
O gabarito do primeiro dia de provas estará disponível para consultas nas escolas nesta segunda-feira (26). O mesmo acontecerá no dia 2 de setembro, quando sairá o gabarito das provas de Matemática e Ciências da Natureza. O resultado dos dois dias de prova será divulgado no começo de setembro.
“Vamos recolher os cartões resposta preenchidos pelos estudantes, consolidar os resultados e apresentar as notas por aluno, escola, regional e a média da rede estadual. Essa devolutiva permitirá ao estudante saber como seria o seu desempenho nas quatro áreas e na redação se estes tivessem sido, de fato, os dias oficiais de aplicação do Enem”, adianta a gerente especial de Exames do Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa.