Escolas estaduais mobilizam estudantes para simulado do Enem
Primeiro dia de provas ocorreu no último sábado (24) e o segundo será no próximo dia 31; resultado será divulgado no começo de setembro

Duzentas e quarenta e duas escolas da rede estadual mobilizaram seus estudantes para o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do programa Foca o Enem, o simulado segue à risca os protocolos do Enem, permitindo ao aluno vivenciar a experiência que terá no dia oficial de aplicação. A primeira etapa aconteceu neste último sábado (24), enquanto a segunda será no dia 31.
Neste primeiro dia, os estudantes fizeram as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação; já no próximo sábado, será a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Os estudantes aprovaram a iniciativa. “Uma ação como esta é muito importante, pois é um treinamento que alivia a tensão e nos mostra como será o dia da prova”, destaca Monique Vieira, aluna da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, no Cepa, e que almeja uma vaga no curso de Nutrição.
Pensamento similar ao de Arthur Silva, da Escola Estadual Moreira e Silva, também do Cepa. “Essa preparação é fundamental, principalmente para mim que estou fazendo o Enem pela primeira vez”, diz o jovem, que quer cursar Educação Física. “Estava muito ansiosa e foi muito bom participar deste simulado. Quero fazer Direito e temos um ensino muito bom, disciplinas eletivas, o material do Foca o Enem”, conta Marinês Martins, aluna da Escola Estadual Princesa Isabel, outra unidade do Cepa.
Próximos passos
O gabarito do primeiro dia de provas estará disponível para consultas nas escolas nesta segunda-feira (26). O mesmo acontecerá no dia 2 de setembro, quando sairá o gabarito das provas de Matemática e Ciências da Natureza. O resultado dos dois dias de prova será divulgado no começo de setembro.
“Vamos recolher os cartões resposta preenchidos pelos estudantes, consolidar os resultados e apresentar as notas por aluno, escola, regional e a média da rede estadual. Essa devolutiva permitirá ao estudante saber como seria o seu desempenho nas quatro áreas e na redação se estes tivessem sido, de fato, os dias oficiais de aplicação do Enem”, adianta a gerente especial de Exames do Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa.
Veja também
Últimas notícias

Arapiraca fortalece integração de redes de atenção com III Fórum da 7ª Região de Saúde

Deputado Fabio Costa critica secretário Flávio Saraiva pela condução do caso Ana Beatriz

Membros do União Brasil em AL esperam decisão sobre federação com PP para definir futuro

Atividades esportivas e lazer garantirão diversão no Clube do Servidor neste feriadão

Prefeitura de São Sebastião distribui 30 toneladas de peixes e beneficia mais de 10 mil famílias

Com apoio do Governo de Alagoas, fotógrafo Pablo De Luca lança livro de arte artesanal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
