Hospital Mulher recebe treinamento para uso do sistema de aquecimento de manta térmica
Nova tecnologia será usada na assistência aos pacientes submetidos a cirurgias prolongadas
A equipe do centro cirúrgico do Hospital da Mulher (HM), em Maceió, foi treinada, durante esta semana, sobre o uso do sistema de aquecimento da manta térmica. A ação, que representa mais uma iniciativa de formação continuada promovida pela unidade hospitalar, contou com conteúdos teóricos e práticos.
A coordenadora da Engenharia Clínica do HM, Raíssa Araújo, destacou que o sistema será destinado aos pacientes submetidos a cirurgias prolongadas, aos acometidos por câncer e aos do Projeto Respirar.
“O equipamento oferece o controle de temperatura do paciente, sem comprometer o procedimento cirúrgico. Ele pode ser utilizado também nas UTIs [Unidades de Terapia Intensiva] para manter a temperatura corporal adequada do paciente”, frisa a profissional.
Raíssa Araújo salientou que os benefícios gerados pela manta térmica são inúmeros para o bem estar dos pacientes assistidos. “Com a manta térmica, os pacientes ficarão confortáveis antes e depois da cirurgia, pois ela mantém o controle da temperatura do corpo, além de acelerar o tempo de recuperação após cirurgia”, enfatizou.
Com o treinamento, os profissionais foram orientados e receberam a qualificação necessária para manusear o equipamento. “Preparamos essa capacitação para qualificar nossa equipe multidisciplinar, com o objetivo de que os profissionais do centro cirúrgico já comecem a utilizar a manta nos procedimentos cirúrgicos longos, oncológicos e do Projeto Respirar”, destacou a engenheira clínica Raíssa Araújo.