Evento para promoção da saúde de pessoas em situação de rua é realizado em Maceió
Os participantes puderam discutir os desafios no acesso aos serviços públicos de saúde
O VII Encontro Nacional das Equipes de Consultórios na Rua e de Rua do Brasil reuniu nos dias 3, 4 e 5 de setembro representantes de diversas entidades que atuam em prol da população em situação de rua, a exemplo do Ministério Público de Alagoas. No evento, os participantes puderam discutir os desafios no acesso aos serviços públicos de saúde.
“Ouvimos relatos sobre os imensos desafios de trabalhar a saúde de pessoas em situação de rua, notadamente diante da dificuldade de acesso aos demais serviços de saúde pública, face ao preconceito que essa população enfrenta”, destacou a promotora de Justiça Alexandra Beurlen, que tem atuação na área de Direitos Humanos em Maceió.
Preconceito
O evento contou com uma série de debates sobre questões relacionadas à saúde da população em situação de rua, a exemplo da saúde mental, luta antimanicomial, educação permanente, impactos do racismo na saúde, direitos das pessoas que gestam, entre outras.
“Um dos temas de extrema importância foi a cor da rua, já que a maior parte das pessoas em situação de rua é negra. Foi destacada também a maternidade de mulheres em situação de rua e a situação de pessoas LGBTQIAPN+ que estão na rua em razão da não aceitação de sua condição humana por suas famílias”, pontuou a promotora Alexandra.
Acompanhamento
Vale destacar que o Ministério Público de Alagoas vem acompanhando o trabalho desenvolvido pelo Consultório na Rua, em Maceió, tanto por meio de procedimento administrativo como através de visitas, a exemplo de ação realizada no dia 18 de julho em conjunto com a Defensoria Pública do Estado.
Atualmente, Maceió conta com seis equipes de saúde atuando no Consultório na Rua. Elas fazem atendimentos de segunda a sexta em pontos específicos da capital, ofertando serviços de atenção básica de saúde.
Últimas notícias
Inscrições para curso superior de Horticultura no Ifal Maragogi vão até 8 de fevereiro
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca e deixou cinco mortos em MG é preso
Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado dentro de barragem, em Arapiraca
Vereadores destacam potencial produtivo da Câmara de Maceió na Feira dos Municípios
Traipu destaca suas potencialidades na estreia na 13ª Feira de Municípios Alagoanos
Ao lado de JHC e Paulo Dantas, Lula entrega moradias e comemora marco do Minha Casa, Minha Vida
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
