Evento para promoção da saúde de pessoas em situação de rua é realizado em Maceió
Os participantes puderam discutir os desafios no acesso aos serviços públicos de saúde

O VII Encontro Nacional das Equipes de Consultórios na Rua e de Rua do Brasil reuniu nos dias 3, 4 e 5 de setembro representantes de diversas entidades que atuam em prol da população em situação de rua, a exemplo do Ministério Público de Alagoas. No evento, os participantes puderam discutir os desafios no acesso aos serviços públicos de saúde.
“Ouvimos relatos sobre os imensos desafios de trabalhar a saúde de pessoas em situação de rua, notadamente diante da dificuldade de acesso aos demais serviços de saúde pública, face ao preconceito que essa população enfrenta”, destacou a promotora de Justiça Alexandra Beurlen, que tem atuação na área de Direitos Humanos em Maceió.
Preconceito
O evento contou com uma série de debates sobre questões relacionadas à saúde da população em situação de rua, a exemplo da saúde mental, luta antimanicomial, educação permanente, impactos do racismo na saúde, direitos das pessoas que gestam, entre outras.
“Um dos temas de extrema importância foi a cor da rua, já que a maior parte das pessoas em situação de rua é negra. Foi destacada também a maternidade de mulheres em situação de rua e a situação de pessoas LGBTQIAPN+ que estão na rua em razão da não aceitação de sua condição humana por suas famílias”, pontuou a promotora Alexandra.
Acompanhamento
Vale destacar que o Ministério Público de Alagoas vem acompanhando o trabalho desenvolvido pelo Consultório na Rua, em Maceió, tanto por meio de procedimento administrativo como através de visitas, a exemplo de ação realizada no dia 18 de julho em conjunto com a Defensoria Pública do Estado.
Atualmente, Maceió conta com seis equipes de saúde atuando no Consultório na Rua. Elas fazem atendimentos de segunda a sexta em pontos específicos da capital, ofertando serviços de atenção básica de saúde.
Últimas notícias

Prefeitura realiza ação informativa sobre direitos de mulheres pacientes com câncer

Prefeitura de Arapiraca realiza 5ª entrega de enxovais do projeto “Mãe Arapiraquense” nesta quinta (23)

Junqueiro sedia o Festival “Fique Leve” e recebe usuários do CAPS de toda a região

Suspeito de atirar em motociclista durante briga de trânsito em Penedo é indiciado pela Polícia Civil

Caso Maria Katharina: Justiça revoga prisão de pai da criança encontrada morta em estábulo
![[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes](https://img.7segundos.com.br/wQNu4mzCv0ASH9TbT1KGVz2zy-Y=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/1de2da43-9033-426f-a2c8-fb2ed70f3d87.jpeg)
[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
