Evento para promoção da saúde de pessoas em situação de rua é realizado em Maceió
Os participantes puderam discutir os desafios no acesso aos serviços públicos de saúde
O VII Encontro Nacional das Equipes de Consultórios na Rua e de Rua do Brasil reuniu nos dias 3, 4 e 5 de setembro representantes de diversas entidades que atuam em prol da população em situação de rua, a exemplo do Ministério Público de Alagoas. No evento, os participantes puderam discutir os desafios no acesso aos serviços públicos de saúde.
“Ouvimos relatos sobre os imensos desafios de trabalhar a saúde de pessoas em situação de rua, notadamente diante da dificuldade de acesso aos demais serviços de saúde pública, face ao preconceito que essa população enfrenta”, destacou a promotora de Justiça Alexandra Beurlen, que tem atuação na área de Direitos Humanos em Maceió.
Preconceito
O evento contou com uma série de debates sobre questões relacionadas à saúde da população em situação de rua, a exemplo da saúde mental, luta antimanicomial, educação permanente, impactos do racismo na saúde, direitos das pessoas que gestam, entre outras.
“Um dos temas de extrema importância foi a cor da rua, já que a maior parte das pessoas em situação de rua é negra. Foi destacada também a maternidade de mulheres em situação de rua e a situação de pessoas LGBTQIAPN+ que estão na rua em razão da não aceitação de sua condição humana por suas famílias”, pontuou a promotora Alexandra.
Acompanhamento
Vale destacar que o Ministério Público de Alagoas vem acompanhando o trabalho desenvolvido pelo Consultório na Rua, em Maceió, tanto por meio de procedimento administrativo como através de visitas, a exemplo de ação realizada no dia 18 de julho em conjunto com a Defensoria Pública do Estado.
Atualmente, Maceió conta com seis equipes de saúde atuando no Consultório na Rua. Elas fazem atendimentos de segunda a sexta em pontos específicos da capital, ofertando serviços de atenção básica de saúde.
Últimas notícias
Trump descarta punir funcionário por vídeo de casal Obama como macacos
Cratera gigante “engole” parte de avenida em Xangai, na China
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
