Governo de Alagoas coordena a reunião do G-20 a partir desta segunda-feira
Evento recebe 40 delegações estrangeiras para discutir o futuro da economia digital no mundo; encontro será coordenado pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi)

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), coordenará as reuniões do G20, com a presença de 40 delegações estrangeiras. O evento ocorrerá a partir desta segunda-feira (9) até o dia 13 de setembro, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Mangabeiras, Maceió. O intuito é discutir o futuro da economia digital no mundo.
Uma equipe de mais de 40 servidores públicos do estado que atuarão como oficiais de ligação (liaison officers) durante Esses profissionais terão o papel crucial de atender às 40 delegações internacionais previstas para o evento, facilitando a comunicação e a coordenação entre as delegações, o Governo de Alagoas e o governo federal.
A ação, articulada pela Serfi, envolve uma participação ampla de órgãos do estado, entre eles a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), o AL Previdência, a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria) e a Secretaria de Estado da Ressocialização (Seris). Esses servidores foram cuidadosamente selecionados e capacitados para garantir a execução eficiente das atividades durante o evento.
O papel do oficial de ligação refere-se ao profissional responsável por mediar a comunicação entre duas ou mais organizações, com o objetivo de coordenar suas atividades, prestando a assistência necessária às delegações estrangeiras, garantindo uma gestão ágil e direta.
“O grande número de servidores estaduais selecionados, em conjunto com o Ministério das Comunicações e o Itamaraty, reflete o compromisso do Governador Paulo Dantas com um corpo técnico de altíssima qualificação, cuja fluência em mais de um idioma é representativa desta capacidade,” destacou o secretário executivo de Relações Federativas e Internacionais, Raul Manso.
Os servidores estaduais selecionados para atuar no G20 passaram por um treinamento promovido pelo Ministério das Relações Exteriores no dia 29 de agosto, e terão esse treinamento complementado no início da semana do evento, para garantir que estejam plenamente capacitados para atender às demandas das delegações internacionais.
"Estou muito feliz em participar e poder contribuir com a organização do G20, com os Ministérios e delegações exteriores. Isso também mostra o potencial enorme que Alagoas possui, tanto pelos recursos naturais da cidade, quanto pelas pessoas empenhadas em fazer parte, de alguma forma, dessa discussão tão relevante para o cenário internacional", disse Letícia Freire, assistente administrativa da Diretoria de Benefícios Previdenciários do AL Previdência e oficial de ligação no G20.
Além de ser uma experiência inédita no estado, os oficiais de ligação têm demonstrado um alto nível de engajamento com a iniciativa. "A oportunidade de atuar diretamente no apoio a delegações estrangeiras permite não apenas a troca cultural, mas também o fortalecimento de laços institucionais importantes para o Estado. Afinal, a interação constante com autoridades de diferentes países exige agilidade, diplomacia e atenção aos detalhes", salienta Gabriel Prata, gerente de Missões Internacionais da Serfi e oficial de ligação no G20.
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
