Curso de Suporte Básico de Vida capacita mais 40 socorristas do Samu Alagoas
Capacitação abordou temas de urgência e emergência no atendimento pré-hospitalar

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) concluiu mais uma edição do Curso de Suporte Básico de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar. A capacitação, realizada na Central Maceió, preparou 40 socorristas, entre técnicos de enfermagem e condutores, após 160 horas-aula. Ela foi organizada pela Coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP), seguindo pré-requisitos da Portaria 2.048 do Ministério da Saúde (MS).
O curso abordou temas de urgência e emergência no atendimento pré-hospitalar, dentre eles sobre a segurança do paciente e desastres com múltiplas vítimas. Ele contemplou profissionais de vários municípios, como Atalaia, Teotônio Vilela, Maragogi, Barra de São Miguel e São Miguel dos Campos. Também foram beneficiados os socorristas das Bases Descentralizadas de São Luís do Quitunde, Maceió, Porto Calvo, Coruripe, Rio Largo, Murici e Viçosa.
Durante a capacitação, os profissionais receberam treinamento em triagem pelo método S.T.A.R.T. (Simple Triage and Rapid Treatment), urgências obstétricas e pediátricas. Eles também aprenderam a lidar com situações como paradas cardíacas, síndrome coronariana aguda, síndromes respiratórias em crianças e adultos e emergências neurológicas.
O instrutor do NEP e coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Rodrigo Nicácio, afirmou que a capacitação contínua dos socorristas é fundamental para garantir atendimento de qualidade. "A capacitação também incluiu tópicos sobre sinais de morte evidente, intoxicações exógenas, acidentes com animais peçonhentos, urgências psiquiátricas e doenças infectocontagiosas, além de realizar simulados práticos", enumerou o médico.
A coordenadora-geral da Central Maceió do Samu, Beatriz Santana, destacou a importância do curso. "O suporte básico de vida é essencial para garantir um atendimento eficiente e seguro na assistência pré-hospitalar, contribuindo para a redução de riscos à vida dos pacientes", frisou a enfermeira.
O coordenador do NEP do Samu Maceió, Luiz Antonio Mansur Branco, ressaltou a relevância do núcleo em organizar essa capacitação. "Através do NEP, conseguimos manter nossos profissionais atualizados e preparados para enfrentar as situações mais críticas no atendimento à população", enalteceu o médico.
QUALIFICAÇÃO
Para a técnica de enfermagem, Ana Paula Salu, que atua há dez anos na Base Descentralizada de Atalaia, a capacitação e atualização dos conhecimentos foram fundamentais para que os socorristas possam atuar com mais segurança no dia a dia. "Estou bastante satisfeita pela quantidade de conteúdo que foram apresentados", enfatizou.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a qualificação dos profissionais do Samu fortalece o sistema de saúde de Alagoas. "Com equipes bem treinadas e preparadas, podemos oferecer um atendimento pré-hospitalar de excelência em todo o Estado, reduzindo a mortalidade e complicações clínicas devido às urgências e emergências", destacou.
Entre os diversos temas abordados no curso, também foram realizadas simulações práticas, que incluíram atendimentos a vítimas de queimaduras, afogamentos e acidentes com produtos perigosos. Para isso, foram utilizadas as motolâncias, fundamental para reduzir o tempo-resposta em áreas de difícil acesso.
“Com essa capacitação, o Samu de Maceió reafirma seu compromisso com a qualidade e a segurança nos atendimentos de urgência e emergência. Deste modo, garantimos os melhores resultados no cuidado às vítimas, e o mais importante, salvando mais vidas”, concluiu o secretário.
Últimas notícias

Matriz de Camaragibe regulamenta Lei do SIM e fortalece agricultura familiar

Suspeita de intoxicação por metanol deixa dois mortos e um cego no Agreste de Pernambuco

Incêndio atinge residência no Conjunto Frei Damião em Maceió

Prefeita Márcia Cavalcante implementa serviço de Telessaúde em São Luís do Quitunde

PM prende homem suspeito de assalto a van na Durval de Góes Monteiro

Motociclista colide com ciclista que atravessava avenida sem atenção em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
