Curso de Suporte Básico de Vida capacita mais 40 socorristas do Samu Alagoas
Capacitação abordou temas de urgência e emergência no atendimento pré-hospitalar

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) concluiu mais uma edição do Curso de Suporte Básico de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar. A capacitação, realizada na Central Maceió, preparou 40 socorristas, entre técnicos de enfermagem e condutores, após 160 horas-aula. Ela foi organizada pela Coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP), seguindo pré-requisitos da Portaria 2.048 do Ministério da Saúde (MS).
O curso abordou temas de urgência e emergência no atendimento pré-hospitalar, dentre eles sobre a segurança do paciente e desastres com múltiplas vítimas. Ele contemplou profissionais de vários municípios, como Atalaia, Teotônio Vilela, Maragogi, Barra de São Miguel e São Miguel dos Campos. Também foram beneficiados os socorristas das Bases Descentralizadas de São Luís do Quitunde, Maceió, Porto Calvo, Coruripe, Rio Largo, Murici e Viçosa.
Durante a capacitação, os profissionais receberam treinamento em triagem pelo método S.T.A.R.T. (Simple Triage and Rapid Treatment), urgências obstétricas e pediátricas. Eles também aprenderam a lidar com situações como paradas cardíacas, síndrome coronariana aguda, síndromes respiratórias em crianças e adultos e emergências neurológicas.
O instrutor do NEP e coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Rodrigo Nicácio, afirmou que a capacitação contínua dos socorristas é fundamental para garantir atendimento de qualidade. "A capacitação também incluiu tópicos sobre sinais de morte evidente, intoxicações exógenas, acidentes com animais peçonhentos, urgências psiquiátricas e doenças infectocontagiosas, além de realizar simulados práticos", enumerou o médico.
A coordenadora-geral da Central Maceió do Samu, Beatriz Santana, destacou a importância do curso. "O suporte básico de vida é essencial para garantir um atendimento eficiente e seguro na assistência pré-hospitalar, contribuindo para a redução de riscos à vida dos pacientes", frisou a enfermeira.
O coordenador do NEP do Samu Maceió, Luiz Antonio Mansur Branco, ressaltou a relevância do núcleo em organizar essa capacitação. "Através do NEP, conseguimos manter nossos profissionais atualizados e preparados para enfrentar as situações mais críticas no atendimento à população", enalteceu o médico.
QUALIFICAÇÃO
Para a técnica de enfermagem, Ana Paula Salu, que atua há dez anos na Base Descentralizada de Atalaia, a capacitação e atualização dos conhecimentos foram fundamentais para que os socorristas possam atuar com mais segurança no dia a dia. "Estou bastante satisfeita pela quantidade de conteúdo que foram apresentados", enfatizou.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a qualificação dos profissionais do Samu fortalece o sistema de saúde de Alagoas. "Com equipes bem treinadas e preparadas, podemos oferecer um atendimento pré-hospitalar de excelência em todo o Estado, reduzindo a mortalidade e complicações clínicas devido às urgências e emergências", destacou.
Entre os diversos temas abordados no curso, também foram realizadas simulações práticas, que incluíram atendimentos a vítimas de queimaduras, afogamentos e acidentes com produtos perigosos. Para isso, foram utilizadas as motolâncias, fundamental para reduzir o tempo-resposta em áreas de difícil acesso.
“Com essa capacitação, o Samu de Maceió reafirma seu compromisso com a qualidade e a segurança nos atendimentos de urgência e emergência. Deste modo, garantimos os melhores resultados no cuidado às vítimas, e o mais importante, salvando mais vidas”, concluiu o secretário.
Últimas notícias

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Maragogi

BC determina exclusão de chaves Pix de pessoas e empresas com pendência na Receita Federal

Empresa tem número de atendimento hackeado em Palmeira dos Índios; cliente cai em fraude

PM é atingido por garrafa de vidro durante confusão em bloco de Carnaval

Motociclista sem habilitação tenta fugir de abordagem da PRF e é preso em Santana do Ipanema

Duas pessoas ficam feridas em acidente de moto no município de Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
