Campanha de prevenção e combate ao retinoblastoma é realizada em Maceió neste sábado (21)
Campanha ocorre das 10h00 às 22h00 no no térreo do Maceió Shopping em Mangabeiras
A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a Sociedade Alagoana de Oftalmologia (SAO) abraçaram a campanha “De Olho nos Olhinhos”, que tem o objetivo de conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos. O lançamento da campanha, promovida pelo Hospital Veredas, acontece neste sábado (21/09), a partir das 10h00, no térreo do Maceió Shopping (em frente às Lojas Americanas), em Mangabeiras.
Durante todo o dia, das 10 às 22h, os estudantes da Uncisal, integrantes do projeto de extensão Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, junto a estudantes de ligas acadêmicas de outras instituições de ensino, irão informar as pessoas sobre a campanha e alertar sobre a importância do exame oftalmológico. “Será uma mobilização com muita informação sobre a prevenção do câncer ocular infantil”, informou Roberta Fernandes, coordenadora do projeto de extensão da Uncisal e coordenadora local da campanha.
No dia da mobilização, serão entregues máscaras e balões para as crianças, adesivos para registro dos visitantes, panfletos e orientação para baixar a cartilha virtual pelo QR code, que pode ser facilmente compartilhada por celular, sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. Um filtro de Instagram também estará disponível para as pessoas compartilharem a campanha nas redes sociais.
Para o diretor Médico do Hospital Veredas, Dr Miquéias Damaceno, a precocidade do diagnóstico e tratamento em centros de referência em oncologia pediátrica, com a instituição da terapêutica adequada, determinam prognóstico favorável a esses pacientes. “E é aí que entra a importância de nossa adesão, como centro de referência no tratamento de câncer infantil Alagoas, neste grande movimento nacional, com o projeto De Olho nos Olhinhos, proporcionando a essas crianças o diagnóstico e tratamento adequado”, afirmou.
Campanha
A filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin, Lua, foi diagnosticada com retinoblastoma aos 11 meses e segue em tratamento. A falta de informação sobre a doença motivou o casal a criar uma campanha para promover o diagnóstico precoce e conscientizar sobre a saúde ocular infantil. Em janeiro de 2022, eles compartilharam um vídeo no Instagram relatando a experiência e pedindo que os pais fiquem atentos aos sinais, como reflexo branco nos olhos e estrabismo, para facilitar o diagnóstico precoce, que pode salvar a visão e a vida das crianças.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há entre 200 e 250 novos casos de retinoblastoma no Brasil a cada ano, e a maior preocupação é o diagnóstico tardio. O Ministério da Saúde oferece, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento integral e gratuito para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos da doença, reforçando a importância da conscientização promovida por campanhas como a de Tiago e Daiana.
Nesta terceira edição, a campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: CFM - Conselho Federal de Medicina, AMB - Associação Médica Brasileira, CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia, SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria, SOBOPE - Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, SBOO - Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia e SBOP - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica. Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, a TUCCA e o GRAACC.
SERVIÇO:
Lançamento da Campanha De Olho nos Olhinhos
Conscientização e alerta sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos
Dia: 21 de setembro (sábado)
Hora: Das 10h às 22h
Local: Térreo do Maceió Shopping, em frente às Lojas Americanas
Endereço: Av. Comendador Gustavo Paiva, 2990 - Mangabeiras
Realização: Hospital Veredas
Apoio: Uncisal e SAO

Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
