Governo de Alagoas realiza III Encontro Estadual de Museus nesta sexta-feira (27)
Evento no Museu da Imagem e do Som reunirá especialistas e instituições para discutir políticas e avanços no setor museológico
O Governo Paulo Dantas promove o III Encontro Estadual de Museus de Alagoas nesta sexta-feira, 27, das 9h às 17h, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O evento reunirá profissionais do setor museológico, representantes do Ministério da Cultura, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Sistema Brasileiro de Museus e Sistema Alagoano de Museus.
A ação da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) faz parte do programa (Re)conexões, que integra as atividades do Sistema Brasileiro de Museus, coordenado pelo Ibram. O programa busca promover um canal de diálogo contínuo entre o campo museal e a sociedade, com o objetivo de construir políticas públicas museológicas. Na edição de 2024, o foco está na consulta pública para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus, que abrangerá o decênio de 2025 a 2035, sendo um documento estratégico para o planejamento do setor no Brasil.
As contribuições coletadas durante o encontro, por meio dos diálogos com as instituições museológicas e a sociedade, serão sistematizadas e levadas à votação no 8º Fórum Nacional de Museus, que acontecerá em Fortaleza, em novembro deste ano. A participação de museus, instituições de memória, redes, coletivos, e grupos sociais será fundamental para garantir que todos sejam protagonistas na construção e fortalecimento das políticas públicas museológicas.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a importância do evento. "O Encontro Estadual de Museus é uma oportunidade para consolidarmos Alagoas como referência na preservação do patrimônio cultural. A troca de experiências e o fortalecimento das políticas públicas para os museus são fundamentais para que possamos avançar na democratização do acesso à cultura e na valorização de nossas memórias coletivas”, disse.
A programação do evento inclui apresentações culturais, mesas redondas e grupos de trabalho. Destaque para a apresentação cultural da Mestra Zeza do Coco, a mesa-redonda "Museu Inspiração de Alagoas" com representantes de museus alagoanos e a formação de grupos de trabalho que debaterão temas estratégicos para o futuro do setor museológico no estado.
Confira a programação completa
9h - Abertura com apresentação cultural da mestra Zeza do Coco
9h30 - Falas institucionais com representantes do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Sistema Alagoano de Museus (SAM) e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SECULT Alagoas)
10h - Mesa redonda: Museu Inspiração de Alagoas
Participação: Museu do Tribunal de Justiça de Alagoas com Irina Vegar; Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa (Pão de Açúcar) com o Dr. Igor Rodrigues; Expografia museal com Werner da Núcleo Zero; Educação Patrimonial com a arquiteta Adriana Guimarães
11h - Apresentação do Plano Setorial - IBRAM
12h – Almoço
13h - Formação dos grupos de trabalho
GT 1: EIXO - Fomento, sustentabilidade e economia dos museus
Moderador: Professor Dr. Filipe Cavalcanti (MHN)
Relatora: Museóloga Hildênia Oliveira (MTB)
GT 2: EIXO - Identidade, patrimônio, memória e educação
Moderador: Professor Dr. Jorge Luiz (UFAL)
Relatora: Sociólogo Lucas Bernandes (IPHAN)
GT 3: EIXO - Democratização, participação social e institucionalização do campo museal.
Moderador: Turismólogo Henrique Dantas
Relatora: Bibliotecária Ma. Mira Dantas (SAM)
GT 4: EIXO - Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política museal.
Moderador: Dr. Igor Luiz Rodrigues (Museu Pão de Açúcar)
Relatora: Museóloga Cíntia Rodrigues (MHN)
16h - Apresentação e deliberação dos Grupos de Trabalhos (GTs)
17h - Encerramento
Últimas notícias
Moradores do Jacintinho fecham via em protesto após morte de Amanda Rhuanny
Defesa Civil reconhece situação de emergência em Dois Riachos por estiagem
Renato Filho celebra investimento de R$ 1,5 bilhão em gás em Alagoas
Justiça suspende concurso para Guarda Municipal de Rio Largo após suspeita de fraude
Servidor público é achado morto dentro de casa na Barra de Santo Antônio
Suspeito de agredir ex-companheira e incendiar casa é preso após 16 anos
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
