Secretaria do Trabalho inicia capacitação de catadores de materiais recicláveis
Cursos fazem parte do programa Cata Mais Alagoas, que prevê o treinamento de 1.117 trabalhadores
A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Alagoas (Seteq) deu início, esta semana, ao curso de capacitação de catadores de materiais recicláveis, por meio do programa Cata Mais Alagoas. A iniciativa da Seteq é desenvolvida diretamente com os catadores e cooperativas do estado.
As primeiras aulas aconteceram nesta sexta-feira (27), na Cooperativa Cooprel, no Benedito Bentes e no Antares em Maceió. As capacitações fazem parte da meta 07 do programa Cata Mais, que prevê a Capacitação de 1.117 catadores.
Ao todo serão cinco cursos ministrados com carga horária de 6 horas cada curso, totalizando 30h. As capacitações são divididas em cinco módulos que contribuam para o desenvolvimento do trabalho do catador de materiais recicláveis, assim distribuídas:
- Módulo 1: Identidade, organicidade e planejamento (catador é profissão, papel do catador, transição para trabalho em empreendimentos, base legal, história do MNCR, princípios,
exemplos, intercâmbio).
- Módulo 2: O Empreendimento Econômico Solidário: aspectos legais, organização do trabalho, coleta seletiva, gestão do galpão e monitoramento.
- Módulo 3: Sustentabilidade – Contratação, Estratégias de comercialização e logística reversa.
- Módulo 4: Educação Ambiental, comunicação e mobilização.
- Módulo 5: O trabalho em Rede (organização, registro, logística das redes, e estratégias de comercialização).
O coordenador de qualificação da Seteq, Lucas de Barros, destaca a importância da qualificação que será aplicada no dia-a-dia dos catadores.
"A fase de capacitação é uma das principais do programa Cata Mais. Nos cursos os catadores conhecem seus direitos, a importância do trabalho que fazem para a sustentabilidade e como eles podem melhorar suas condições de trabalho. Além da qualificação, o programa também oferece EPI's (equipamentos de proteção individual) e fardamento para os trabalhadores, além da doação de maquinários para as cooperativas”, explica Lucas.
Sobre o Cata Mais Alagoas
O programa Cata Mais Alagoas é desenvolvido pela Seteq com o objetivo de dar mais qualidade e segurança aos trabalhadores da reciclagem.
A Secretaria, em parceria com o Instituto Mãos Verdes, está fazendo um amplo levantamento do perfil dos catadores em Alagoas para assim estender as políticas públicas a esses trabalhadores.
Até agora já foram cadastrados 602 trabalhadores e divulgados dois relatórios parciais com a análise do perfil socioeconômico e demográfico desses trabalhadores. Além da pesquisa, o projeto Cata Mais Alagoas já investiu mais de R$ 2,5 milhões em equipamentos para cooperativas, cursos de capacitação e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para catadores de materiais recicláveis de Alagoas.
Últimas notícias
Polícia Civil conclui investigação sobre morte de criança de dois anos em Dois Riachos
'Se Trump conhece Brasil pela família Bolsonaro, ele desconhece', diz Lula
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, diz governador
Homem é preso suspeito de espancar avô de 79 anos no Feitosa, em Maceió
Governo de Alagoas antecipa salário dos servidores estaduais para 23 de junho
Polícia Civil prende suspeito de roubar joias durante assalto em restaurante de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
