Secretaria do Trabalho inicia capacitação de catadores de materiais recicláveis
Cursos fazem parte do programa Cata Mais Alagoas, que prevê o treinamento de 1.117 trabalhadores
A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Alagoas (Seteq) deu início, esta semana, ao curso de capacitação de catadores de materiais recicláveis, por meio do programa Cata Mais Alagoas. A iniciativa da Seteq é desenvolvida diretamente com os catadores e cooperativas do estado.
As primeiras aulas aconteceram nesta sexta-feira (27), na Cooperativa Cooprel, no Benedito Bentes e no Antares em Maceió. As capacitações fazem parte da meta 07 do programa Cata Mais, que prevê a Capacitação de 1.117 catadores.
Ao todo serão cinco cursos ministrados com carga horária de 6 horas cada curso, totalizando 30h. As capacitações são divididas em cinco módulos que contribuam para o desenvolvimento do trabalho do catador de materiais recicláveis, assim distribuídas:
- Módulo 1: Identidade, organicidade e planejamento (catador é profissão, papel do catador, transição para trabalho em empreendimentos, base legal, história do MNCR, princípios,
exemplos, intercâmbio).
- Módulo 2: O Empreendimento Econômico Solidário: aspectos legais, organização do trabalho, coleta seletiva, gestão do galpão e monitoramento.
- Módulo 3: Sustentabilidade – Contratação, Estratégias de comercialização e logística reversa.
- Módulo 4: Educação Ambiental, comunicação e mobilização.
- Módulo 5: O trabalho em Rede (organização, registro, logística das redes, e estratégias de comercialização).
O coordenador de qualificação da Seteq, Lucas de Barros, destaca a importância da qualificação que será aplicada no dia-a-dia dos catadores.
"A fase de capacitação é uma das principais do programa Cata Mais. Nos cursos os catadores conhecem seus direitos, a importância do trabalho que fazem para a sustentabilidade e como eles podem melhorar suas condições de trabalho. Além da qualificação, o programa também oferece EPI's (equipamentos de proteção individual) e fardamento para os trabalhadores, além da doação de maquinários para as cooperativas”, explica Lucas.
Sobre o Cata Mais Alagoas
O programa Cata Mais Alagoas é desenvolvido pela Seteq com o objetivo de dar mais qualidade e segurança aos trabalhadores da reciclagem.
A Secretaria, em parceria com o Instituto Mãos Verdes, está fazendo um amplo levantamento do perfil dos catadores em Alagoas para assim estender as políticas públicas a esses trabalhadores.
Até agora já foram cadastrados 602 trabalhadores e divulgados dois relatórios parciais com a análise do perfil socioeconômico e demográfico desses trabalhadores. Além da pesquisa, o projeto Cata Mais Alagoas já investiu mais de R$ 2,5 milhões em equipamentos para cooperativas, cursos de capacitação e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para catadores de materiais recicláveis de Alagoas.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
