Manual de Dados Abertos promove transparência e participação cidadã
Publicação da Prefeitura de Maceió fortalece desenvolvimento de Maceió
A Prefeitura de Maceió lançou o Manual de Elaboração do Plano de Dados Abertos (PDA). O documento foi criado para orientar os gestores municipais na publicação de dados públicos de forma acessível e compreensível, ao seguir as melhores práticas e legislações como a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A participação social é um dos pilares centrais da iniciativa. A Prefeitura de Maceió promoverá consultas públicas e audiências para que a sociedade possa sugerir quais dados devem ser priorizados e de que forma eles podem ser utilizados para gerar benefícios ao município. O Manual de Elaboração do PDA já está disponível para consulta online e pode ser acessado através do site https://drive.google.com/file/... medida visa tornar as informações públicas da cidade mais acessíveis à sociedade, além de estimular a inovação, o controle social e o desenvolvimento econômico. Com o PDA, a Prefeitura de Maceió planeja ações voltadas para a abertura e sustentação de dados públicos ao possibilitar que cidadãos, empresas, pesquisadores e outras entidades utilizem os dados para diversas finalidades, como a pesquisa ou investimentos.
“O Manual de Elaboração do PDA é mais um instrumento que reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió com a transparência e a inovação. Queremos que as informações públicas sejam não apenas acessíveis, mas úteis para a população, permitindo o desenvolvimento de soluções que contribuam para o crescimento da nossa cidade”, afirmou o assessor técnico, Italo Brasil.
O documento traz orientações detalhadas sobre as etapas para a criação do PDA, o que inclui diagnóstico, planejamento, priorização de dados, estruturação de formatos, implementação de portais e monitoramento do uso dos dados abertos.
Últimas notícias
Perdão da dívida de MEI será automático a partir de 1º de janeiro; veja regras
Falsos veterinários são indiciados após castrações clandestinas em Maceió
Arthur Lira articula nos bastidores presidência da CCJ do Senado Federal
Circuito Câmara recebe crianças do projeto Mais Pela Educação
Servidor do TCE/AL concorre a prêmio com projeto que aproxima o controle externo da população
Mulher é presa com drogas dentro de casa em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
