Manual de Dados Abertos promove transparência e participação cidadã
Publicação da Prefeitura de Maceió fortalece desenvolvimento de Maceió
A Prefeitura de Maceió lançou o Manual de Elaboração do Plano de Dados Abertos (PDA). O documento foi criado para orientar os gestores municipais na publicação de dados públicos de forma acessível e compreensível, ao seguir as melhores práticas e legislações como a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A participação social é um dos pilares centrais da iniciativa. A Prefeitura de Maceió promoverá consultas públicas e audiências para que a sociedade possa sugerir quais dados devem ser priorizados e de que forma eles podem ser utilizados para gerar benefícios ao município. O Manual de Elaboração do PDA já está disponível para consulta online e pode ser acessado através do site https://drive.google.com/file/... medida visa tornar as informações públicas da cidade mais acessíveis à sociedade, além de estimular a inovação, o controle social e o desenvolvimento econômico. Com o PDA, a Prefeitura de Maceió planeja ações voltadas para a abertura e sustentação de dados públicos ao possibilitar que cidadãos, empresas, pesquisadores e outras entidades utilizem os dados para diversas finalidades, como a pesquisa ou investimentos.
“O Manual de Elaboração do PDA é mais um instrumento que reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió com a transparência e a inovação. Queremos que as informações públicas sejam não apenas acessíveis, mas úteis para a população, permitindo o desenvolvimento de soluções que contribuam para o crescimento da nossa cidade”, afirmou o assessor técnico, Italo Brasil.
O documento traz orientações detalhadas sobre as etapas para a criação do PDA, o que inclui diagnóstico, planejamento, priorização de dados, estruturação de formatos, implementação de portais e monitoramento do uso dos dados abertos.