Uncisal conquista credenciamento da Federação Mundial de Terapia Ocupacional
Entidade é responsável por estabelecer padrão nos cursos de Terapia Ocupacional em todo o mundo; Uncisal é a única instituição do estado que oferece o curso
No mês em que se comemora o Dia do Terapeuta Ocupacional, dia 13 de outubro, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) conquistou o credenciamento da instituição na World Federation of Occupational Therapists (WFOT), a mais importante associação do mundo na área. A entidade é responsável por estabelecer o padrão na educação em Terapia Ocupacional internacionalmente, promovendo a excelência em pesquisa e prática.
No Brasil poucas instituições de ensino são credenciadas à WFOT. A associação reúne 111 organizações membro em todo o mundo e mais de 1.100 programas de educação aprovados. A coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da Uncisal, Monique Reis, comemorou a conquista e explicou o processo para credenciar a Uncisal à WFOT.
Segundo ela, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso estava atento e aguardou o lançamento do edital de credenciamento. Quando foi lançado, a coordenação adequou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que já estava em processo de mudança. “A partir daí nos dividimos em tarefas e preenchemos o formulário, enviamos as evidências e conseguimos realizar a inscrição no mês de julho”, explicou a coordenadora.
Para o curso de Terapia Ocupacional ser credenciado à WFOT, além do reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), a instituição teve que atender a uma carga horária mínima de atividades práticas (mil horas) e uma formação que atenda ao contexto local, diante de aspectos sociais e de saúde. “O curso deve abordar questões voltadas a uma postura ética, crítica e em defesa aos Direitos Humanos, além de contar com participação social, com abordagem interprofissional e interdisciplinar, realizar autoavaliação, entre outras questões analisadas através do PPC do curso”, completou Monique Reis.
A coordenadora explicou que, ao fazer parte da Federação Mundial, a Uncisal ganha visibilidade internacional com o curso de Terapia Ocupacional. “Os nossos egressos, formados a partir da data de credenciamento, se desejarem mudar de país terão o processo de validação facilitado, caso o país seja ligado à WFOT. Além disso, o curso fica ligado a uma instância mundialmente reconhecida e que representa a profissão, por atender aos critérios internacionais de qualidade para a formação”, acrescentou Monique Reis.
Neste edital da World Federation of Occupational Therapists (WFOT) apenas 16 cursos do Brasil submeteram propostas, alguns para o primeiro credenciamento, outros para renovação. Como o resultado foi enviado de forma individual, ainda não foi divulgado o total de aprovações do país, apenas individualmente para cada instituição que teve o credenciamento aprovado.
O credenciamento de uma instituição de ensino à WFOT tem validade até o próximo edital, quando a Uncisal solicitará a renovação do credenciamento. Monique Reis destaca que o credenciamento obedece ao período de intervalo entre os editais. “Nesse caso, no próximo edital iremos submeter o pedido de renovação. Não sabemos o tempo que levará entre um edital e outro, mas acredito que seja um prazo mínimo de 4 anos”, disse.
A Uncisal é a única instituição de ensino superior em Alagoas que oferece o curso de Terapia Ocupacional. Monique Reis falou da alegria em receber a notícia do credenciamento do curso à World Federation of Occupational Therapists. “Passamos por diversos desafios nos últimos anos, com pandemia, ensino remoto, reestruturação da matriz curricular e projeto pedagógico do curso. Foi muito feliz receber essa notícia às vésperas da avaliação do curso e isso mostra o empenho de todo o corpo docente, em especial, os membros do NDE que vêm trabalhando de forma incansável para apresentar uma estrutura curricular moderna e de qualidade”, concluiu.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
