Caso McDonald's: o que é a bactéria que causou morte e dezenas de internações
Ao menos 50 pessoas tiveram surto de E. Coli, uma bactéria, depois de comerem o lanche
Uma pessoa morreu e outras 50 ficaram doentes depois de terem contraído E. Coli por lanches contaminados do McDonald's nos Estados Unidos.
➡️ A doença é causada por uma bactéria e pode provocar febre, náusea, vômito e diarreia. Em sua forma mais grave, podem ocorrer outras complicações, que podem levar o paciente à morte.
O surto de E. coli ocorreu após pessoas de 10 estados diferentes terem consumido o lanche Quarteirão. Autoridades sanitárias americanas estão investigando o caso, e a suspeita é de que as cebolas do lanche, que são servidas cruas, estivessem contaminadas.
"As descobertas iniciais da investigação indicam que um subconjunto de doenças pode estar relacionado às cebolas fatiadas usadas no Quarter Pounder e adquiridas de um único fornecedor que atende a três centros de distribuição", disse o diretor de cadeia de suprimentos do McDonald's na América do Norte, Cesar Piña, em um comunicado.
O que é E. coli?
E. coli é um tipo de bactéria encontrada no ambiente, incluindo em água, alimentos e nos intestinos de pessoas e animais. Existem muitos tipos de E. coli inofensivos, mas alguns podem deixar as pessoas gravemente doentes.
➡️ No caso do McDonald's, o surto foi causado por um tipo específico, a E. coli O157, que produz uma toxina que provoca diarreia perigosa e pode levar à insuficiência renal e outros problemas graves, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão americano.
Como ocorre a contaminação?
As pessoas podem adoecer por contaminação com E. coli ao consumirem alimentos contaminados ou por contato com animais ou pessoas infectadas.
➡️ No caso do Quarteirão, as autoridades de saúde inicialmente focaram em cebolas frescas e hambúrgueres de carne como possíveis fontes do surto no McDonald's.
Apesar disso, os hambúrgueres de carne são uma fonte improvável devido aos requisitos federais de testes e aos protocolos do McDonald's, que exigem que sejam cozidos a uma temperatura que elimine as bactérias. Já as cebolas são servidas cruas.
Quais são os sintomas da infecção por E. coli?
Após o contato com a bactéria, os sintomas aparecem rapidamente e incluem:
Febre
Vômito
Diarreia
Sangue nas fezes
Desidratação
Tontura
A infecção pode evoluir para complicações mais graves, como lesão renal, principalmente em crianças e idosos, que são mais vulneráveis.
Histórico de E. Coli nos Estados Unidos
O tipo de bactéria envolvida neste surto causa cerca de 744 mil infecções por ano nos Estados Unidos. Segundo os órgãos de saúde, são cerca de 2 mil internações e 61 mortes anualmente.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
