[ Vídeo] Uneal suspende aulas após curto-circuito no Campus VI, em Maceió
Diretoria do Campus e professores denunciam más condições estruturais e constantes panes na rede elétrica da instituição
A diretoria do Campus VI da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), juntamente com os professores dos cursos, está denunciando uma situação de abandono e descaso com a instituição. Eles relatam que a unidade sofre com problemas estruturais graves há bastante tempo, especialmente na rede elétrica. Segundo a denúncia, curtos-circuitos constantes ocorrem causando interrupção no fornecimento de energia, levando a suspensão das aulas. O mais recente ocorreu nessa terça-feira (29). Por essa razão, o diretor do Campus VI anunciou que não haverá aula na unidade nesta quarta-feira (30).
De acordo com o desabafo do coordenador do curso de direito, professor Márcio Rocha, o curto-circuito ocorrido na tarde de ontem chegou a queimar os computadores do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc).
O coordenador expõe as más condições estruturais do local e diz que o problema não é de hoje. “A gente não vai ter aula hoje. Infraestrutura péssima, caótica, e aqui é o desabafo de um professor da Universidade Pública Estadual que não tem a mínima dignidade de trabalho”, desabafa o professor Márcio Rocha.
Ele conclui dizendo que espera que os pedidos de providências cheguem aos responsáveis pela situação, e enfatiza que irão acionar o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
Um vídeo feito pelo próprio diretor da instituição, o professor Roberto César, mostra o local às escuras, em condições estruturais precárias. Enquanto filma o local sem energia devido ao curto-circuito, o diretor fala quais blocos estão sem eletricidade: “Aqui é o bloco de administração, não está chegando energia, banheiro tudo no escuro, aqui é o bloco de direito, sem energia”, explica Roberto César.
Ele conta ainda que, na tentativa de reestabelecer a luz no local tentou ligar e desligar vários disjuntores do prédio, mas, sem sucesso.
Em nota, a reitoria da Uneal informou que já havia se reunido com o vice-reitor, Anderson Barros, para falar sobre os problemas estruturais da unidade e que o recente curto-circuito ocorreu logo após essa reunião.
Disse, ainda, que a gestão tem buscado, dentro de suas condições, dar o suporte necessário à unidade e que há um projeto de reestruturação da rede elétrica, com orçamento de R$800 mil, que deverá ser executado.
Confira na íntegra a seguir:
Nota oficial
O reitor da Uneal, Odilon Máximo de Morais, e o vice- reitor Anderson Barros estiveram reunidos, nesta terça-feira (29), com o diretor do Campus VI - Maceió, Roberto César, para discutir soluções para a rede elétrica, pintura, além de investimentos na infraestrutura de forma geral.
Logo após o encontro, ocorreu o curto-circuito e a Reitoria determinou a ida de eletricista e da equipe de infraestrutura da instituição para dar suporte ao Campus uma vez que o projeto para recuperação da rede elétrica está em fase de encaminhamento.
A Gestão da UNEAL, dentro de suas condições, tem dado todo o suporte necessário à unidade enquanto o projeto de reestruturação da rede elétrica, orçado em cerca de R$ 800 mil, é concluído e liberado para execução.