Saúde

Nova UPA de Marechal Deodoro atende mais de 6 mil usuários no primeiro mês de funcionamento

A unidade é do tipo II e assegura atendimento intermediário entre a Atenção Primária e a Alta Complexidade

Por 7Segundos, com assessoria 31/10/2024 16h04
Nova UPA de Marechal Deodoro atende mais de 6 mil usuários no primeiro mês de funcionamento
A nova UPA de Marechal Deodoro completou um mês de funcionamento nesta quarta-feira - Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau

A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Deodoro, construída com recursos do Governo do Estado, chegou ao primeiro mês de funcionamento nesta quarta-feira (30) com o registro de 6.228 usuários assistidos. A unidade, que é do tipo II, assegura atendimento intermediário entre a Atenção Primária e a Alta Complexidade, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O Governo investiu na nova UPA pouco mais de R$ 8 milhões e 240 mil, e conta com 16 leitos, sendo nove para atendimento adulto, quatro para assistência pediátrica e três de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de eletrocardiograma e raio-x. O serviço também assegura exames laboratoriais para os pacientes, agilizando o diagnóstico e colaborando para a adoção da melhor conduta por parte da equipe multidisciplinar.

A diretora da nova UPA de Marechal Deodoro, enfermeira Célia Ferreira, ressaltou que a unidade possui a capacidade de atendimento de 7 mil pessoas mensalmente, e que após receberem o atendimento de urgência e serem estabilizados, os pacientes que não precisam de internação são liberados para acompanhamento eletivo. “Em nossa unidade, os pacientes são consultados, medicados e referenciados. No caso da necessidade de exame de imagem, realizamos o raios-x. Quanto aos exames laboratoriais, também dispomos deste serviços. Nos casos de pacientes que precisam de atendimento hospitalar, são transferidos pela Central de Regulação do Estado”, explicou.


Célia Ferreira salientou que também funcionam na nova UPA os Programas Bate Coração e AVC Dá Sinais. Ambos utilizam da telemedicina para agilizar o atendimento e evitar sequelas e óbitos em pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). “Já iniciamos o funcionamento da UPA com os Programas AVC Dá Sinais e Bate Coração, garantindo assistência ágil e atendimento em tempo oportuno para os pacientes que tenham sofrido AVC ou infarto”, frisou.

Beneficiada



Moradora do Francês, em Marechal Deodoro, Elaine Ferreira, de 40 anos, procurou atendimento na nova UPA de Marechal Deodoro ao se sentir mal durante a recuperação de uma cirurgia de vesícula. “Desde que realizei o procedimento cirúrgico de vesícula venho tendo crises e procurando atendimento médico. Já fui a algumas unidades de saúde, mas o atendimento da UPA Marechal Deodoro foi a melhor. Aqui fui bem acolhida, pois os enfermeiros e médicos são atenciosos e prestam um atendimento de excelência!”, elogiou a paciente.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou que a nova UPA de Marechal Deodoro tem facilitado a assistência aos moradores do município, e estrategicamente está situada no bairro Taperaguá, um dos mais populosos do município. “Além de contar com uma estrutura moderna e equipamentos de última geração, a unidade dispõe de profissionais capacitados e experientes na assistência pré-hospitalar e o resultado são pacientes satisfeitos com o atendimento, como a dona Elaine Ferreira”, assegurou o gestor da saúde estadual.