Justiça autoriza instalação de totens de videomonitoramento em espaços públicos de Maceió
Juiz determinou que Prefeitura anule atos administrativos e multas, além de se abster de realizar qualquer ação que impeça a instalação dos equipamentos
Em decisão judicial proferida nesta sexta-feira (1), o Juiz Manoel Cavalcante de Lima Neto concedeu tutela de urgência em favor da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), permitindo a instalação de novos totens de videomonitoramento em pontos estratégicos de Maceió. A medida veio após o município ter negado a autorização para o uso do espaço público, decisão que agora foi invalidada judicialmente.
Conforme o despacho, o magistrado declarou nulo o ato administrativo do município que impedia a instalação dos equipamentos, além de anular autos de infração e eventuais penas administrativas aplicadas pela prefeitura. A decisão autoriza a SSP a prosseguir com a instalação dos totens nos locais indicados em ofício protocolado em agosto deste ano. Os pontos onde a instalação dos dispositivos foi autorizada incluem o Corredor Vera Arruda e a Praça Multieventos, na Ponta Verde, além de outras áreas previamente especificadas pela SSP. O objetivo da implementação dos totens é reforçar a segurança pública e o monitoramento em regiões de grande circulação.

“A justiça reconheceu a legalidade de todos os trâmites seguidos pela SSP para a instalação dos equipamentos, que são essenciais para a segurança da população. Vamos dar prosseguimento a reinstalação e instalação dos novos equipamentos”, destacou Flávio Saraiva.
A decisão também determina que a Prefeitura de Maceió se abstenha de qualquer medida que impeça a reinstalação de equipamentos retirados pelo executivo municipal bem como a instalação de novos totens, sob pena de multa de R$ 100 mil. A decisão deve ser cumprida imediatamente, com a ressalva de que, em caso de não cumprimento, poderá haver responsabilização criminal pelo crime de desobediência, conforme previsto no Código Penal.
Veja também
Últimas notícias
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra ex-assessora de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
