Consórcio Nordeste discute acesso da agricultura familiar a mercados internacionais
Secretário executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino, participou de reunião Câmara Temática em Brasília
A Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste vai iniciar as tratativas para o acesso a mercados internacionais dos produtos de agricultores familiares de toda a região. A pauta foi aceita durante a 29ª Reunião realizada nesta quarta (30) e quinta-feira (31), em Brasília.
O encontro contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e teve participação do secretário executivo de Agricultura Familiar de Alagoas, Ronaldo Targino, além dos demais secretários de agricultura dos estados nordestinos.
"Terminamos uma agenda importante em Brasília junto com o Consórcio Nordeste, que está trabalhando para fomentar e fortalecer a agricultura familiar de toda a região Nordeste. A próxima pauta da Câmara Temática será o escoamento da produção, que influencia no crescimento da atividade. Estamos buscando o acesso a mercados, com parceria para a exportação dos produtos para Portugal, Bélgica e França, além de um centro de distribuição em São Paulo, que também vai beneficiar Alagoas”, explicou Ronaldo Targino.
Durante a reunião, foram finalizados os ajustes para o lançamento do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE), que tem objetivo de aumentar a produção e o consumo de alimentos saudáveis por meio de uma organização estratégica das políticas dos governos federal e estaduais. Em Alagoas, serão seis territórios beneficiados com a ação, incluindo o Alto e Médio Sertão, Mata Alagoana, Litoral Norte, Agreste e Bacia Leiteira.
Também foi realizado o lançamento do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, que vai fortalecer a economia e os agricultores em toda a região, promovendo acesso a alimentos saudáveis. Segundo o Consórcio Nordeste, as ações reforçam o compromisso da região em posicionar a agricultura familiar como pilar de desenvolvimento e também de sustentabilidade.
O Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar vai percorrer todos os estados nordestinos. Em Alagoas, a 1ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária será realizada entre os dias 5 e 8 de dezembro, na capital Maceió, contando com os parceiros estratégicos como o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
