Governo Paulo Dantas fomenta mecanização da agricultura familiar alagoana
Secretaria de Estado da Agricultura entregou novo trator que vai fortalecer produtores rurais, dessa vez no município de Junqueiro
O governo Paulo Dantas segue avançando para a mecanização da agricultura familiar em Alagoas. A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) entregou mais um maquinário agrícola, desta vez na cidade de Junqueiro, na tarde de quarta-feira (25), no Povoado Ingá. Com investimento de R$ 233 mil, o novo trator fortalece a produção agropecuária de aproximadamente 400 famílias de agricultores do município durante o ano agrícola.
O secretário executivo da Agricultura Familiar, Ronaldo Targino, explica que o equipamento será fundamental para auxiliar no preparo do solo, dando condições favoráveis para a ampliação da produção, eficiência operacional com redução de custos e, consequentemente, aumentando a competitividade da agricultura familiar.
“A mecanização das atividades agrícolas é uma prioridade do governo Paulo Dantas, que este ano já investiu mais de R$1,5 milhão com a entrega de três tratores, uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica. Com esta entrega, avançamos de forma significativa na mecanização da agricultura familiar, permitindo a execução de diversas tarefas com eficiência e facilidade, sobretudo para melhorar a qualidade de vida dos produtores”, destacou Targino.
O trator fornecido pelo Governo de Alagoas melhora a produtividade e versatilidade das operações no campo, trazendo conforto e segurança ao operador, além de aumentar a durabilidade do equipamento, garantindo um retorno sobre o investimento a longo prazo. O equipamento é moderno, cabinado e equipado com ar condicionado, tração 4x4, isolamento acústico e sistema de bloqueio do diferencial.
“Gostaria de agradecer ao governador Paulo Dantas, em nome de todos os agricultores aqui da região fumageira. No município, temos uma parceria muito grande com a agricultura familiar. Para atender os produtores, precisamos de dois tratores e, às vezes, tem a necessidade de ainda mais. Agora, chegou esse trator novo, que vai ajudar na preparação do solo, ajudando a toda região”, destacou o deputado André Silva, que participou da cerimônia de entrega do equipamento agrícola.
De acordo com o último Censo Agropecuário (2017), menos de 2% dos estabelecimentos de agricultura familiar em Alagoas possuem acesso a maquinários agrícolas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Junqueiro existem 1.289 estabelecimentos de agricultura familiar.
“A gente esperava muito e agora chegou esse presente. Vai desafogar a comunidade porque tínhamos um trator só para atender a região. Com esse trator, vamos ter mais disponibilidade, vai ser um gradeando e outro vindo atrás preparando o canteiro para plantar mandioca, macaxeira, fazendo o sulco para plantar o abacaxi”, afirmou o agricultor José Luiz.
Ele lembrou, ainda, que em julho, o governador Paulo Dantas inaugurou uma creche Cria no município, um instrumento importante tanto para o desenvolvimento educacional, quanto para o fortalecimento da agricultura familiar.
“O governador Paulo Dantas é o que mais vem fazendo pela agricultura de Junqueiro e de todo estado de Alagoas. A gente como agricultor temos uma creche Cria, onde temos a venda garantida. O agricultor planta e já tem a venda garantida com o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos] e o PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar]”, acrescentou o agricultor.
O secretário municipal de Agricultura de Junqueiro, Célio Roberto, reforçou a importância da chegada do trator para o desenvolvimento social e econômico dos produtores locais.
“Vai facilitar a produção dos agricultores, gerando emprego e renda no campo. O governador Paulo Dantas prometeu a chegada desse equipamento, promessa dada e cumprida. E só quem agradece é o homem do campo”, finalizou o secretário.
Veja também
Últimas notícias
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Caminhão desce sem freio e provoca colisão com dois carros em Palmeira dos Índios
Cibele Moura celebra vitória de João Neto na presidência do CRF-AL
[Vídeo] Tartaruga verde é resgatada com marcas de rede e traumatismo craniano
Suspeito de atirar em escola indígena é preso em Palmeira dos Índios
Após mobilização, filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal é encontrado
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
