Alagoas

Paulo Dantas busca em viagem ampliar parcerias internacionais com Lisboa e Barcelona

Durante o período, o vice-governador Ronaldo Lessa assume o comando

Por 7Segundos, com assessoria 01/11/2024 18h06
Paulo Dantas busca em viagem ampliar parcerias internacionais com Lisboa e Barcelona
Paulo Dantas vai realizar viagem para buscar parcerias internacionais - Foto: Thiago Sampaio/Agência Alagoas

A partir de segunda-feira (4), o governador Paulo Dantas participa de importantes eventos em Lisboa e Barcelona, onde busca ampliar as parcerias e oportunidades de investimento para Alagoas. O vice-governador Ronaldo Lessa vai substituir Dantas durante o período em que ele estará fora do estado.

Em Lisboa, o governador vai se reunir com os representantes da Agência para o Incentivo de Comércio Externo de Portugal (AICEP) para discutir cooperações estratégicas em diversas áreas. A finalidade do encontro é fortalecer a relação entre Alagoas e Portugal, visando abrir oportunidades de cooperação comercial e de investimentos que possam beneficiar ambos os lados.

Dada a atuação da agência em energia e sustentabilidade, a expectativa é potencializar o desenvolvimento econômico de Alagoas, principalmente nas áreas de energias renováveis e infraestrutura sustentável, com a possibilidade de investimentos por parte da empresa portuguesa em apoiar projetos de energia limpa como solar, eólica e biomassa, alinhados ao plano de crescimento econômico sustentável do Estado.

O governador e sua equipe também irão apresentar o portfólio de incentivos fiscais e estruturais do estado, como o Cresce Alagoas, que pode atrair empresas portuguesas a se estabelecerem ou ampliarem suas operações no estado, gerando empregos e colaborando para o aumento do PIB alagoano. Também serão discutidas possibilidades de cooperação tecnológica, sobretudo na capacitação de mão de obra e transferência de tecnologia para Alagoas, visando preparar o estado para o mercado global com apoio de universidades e institutos de tecnologia.

Estão confirmadas no encontro, as presenças de Joana Gaspar, administradora da AICEP e Embaixadora de Portugal, que representa os interesses comerciais e diplomáticos do país; Alda Pereira Oliveira, gestora de Mercado da AICEP, com foco em promover negócios e cooperações comerciais e Mário Jorge Ferreira, do Departamento de Relações Externas e Mercados Estrangeiros da agência, que atua na criação e fortalecimento de laços com entidades estrangeiras.

BARCELONA


Em seguida, o governador seguirá para Barcelona, onde participará do evento Smart City Expo World Congress. Na ocasião, Paulo apresentará as iniciativas sociais de Alagoas, que foram reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) por promoverem inovação e sustentabilidade. Essa participação visa destacar o estado como um destino atrativo para empresas que buscam investir em projetos com impacto social e ambiental.

Dentro desse contexto, Alagoas está desenvolvendo a Estratégia Estadual de Cidades Inteligentes, um projeto orientador para a transformação digital das cidades alagoanas, com foco no desenvolvimento urbano sustentável. Este plano, realizado em parceria com o ONU-Habitat e parte do projeto Visão Alagoas 2030, busca alinhar políticas públicas, iniciativas de mobilidade e requalificação urbana, e a implementação de tecnologias e inovações voltadas para a inclusão social e a sustentabilidade.

Além disso, Alagoas também participa do World Smart City Awards, uma competição internacional de grande prestígio, que reconhece projetos, ideias e estratégias pioneiras que tornam as cidades mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis. Este ano, o processo de seleção foi altamente competitivo, com inscrições inovadoras de 64 países. Alagoas, representado pelo programa Digaê, é finalista na categoria “Living and Inclusion”, destacando o compromisso do Estado com a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Alagoas foi reconhecida anteriormente com o programa Vida Nova nas Grotas nesse mesmo evento, o que demonstra um histórico consistente de participação e reconhecimento internacional em práticas de inclusão e desenvolvimento urbano.