Governador Paulo Dantas alinha vinda de empresários portugueses a Alagoas
Governador quer ampliar parceiras em energias renováveis e infraestrutura do Estado
O governador Paulo Dantas se reuniu, nesta segunda-feira (04), em Portugal, com representantes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). O encontro, ocorrido em Lisboa, teve como objetivo fortalecer a relação entre Alagoas e o país europeu, além de criar oportunidades de cooperação comercial e de investimentos, sobretudo em setores de energia renovável, sustentabilidade e infraestrutura. Na reunião, Paulo Dantas alinhou a vinda de empresários portugueses ao estado.
“A gente teve a oportunidade de fazer um elo, um intercâmbio. Nós vamos levar uma grande missão de empresários portuguesas para o estado de Alagoas. No encontro, apresentamos as vocações e as potencialidades de Alagoas, um estado que promove segurança jurídica, política e institucional”, pontuou Paulo Dantas.
O governador se reuniu com Joana Gaspar, administradora da AICEP e Embaixadora de Portugal; Alda Pereira Oliveira, gestora de Mercado da Agência; e Mário Jorge Ferreira, representante do Departamento de Relações Externas e Mercados Estrangeiros da AICEP, que atua na criação e o fortalecimento de laços com entidades estrangeiras.
A AICEP promove a internacionalização das empresas portuguesas, sendo um elo fundamental para o desenvolvimento econômico e sustentável de empresas fora de Portugal.
A Agência se destaca pelo volume de apoio financeiro (€560 milhões) a iniciativas internacionais, e possui um histórico de parcerias bem-sucedidas com governos estaduais brasileiros, especialmente em setores de energia renovável e sustentabilidade.
A AICEP também possui expertise em investimentos sustentáveis que podem auxiliar Alagoas a avançar no plano de modernização de infraestrutura e ampliação de saneamento, gerando impactos positivos na qualidade de vida da população.
Cooperação comercial
O objetivo do encontro foi fortalecer a relação entre Alagoas e Portugal, visando abrir oportunidades de cooperação comercial e de investimentos. A intenção é criar um relacionamento de longo prazo com a AICEP.
Dada a atuação da Agência em energia e sustentabilidade, o governador considera que há uma sinergia estratégica para potencializar o desenvolvimento econômico de Alagoas, principalmente nas áreas de energias renováveis e infraestrutura sustentável.
Ainda na AICEP, Paulo Dantas apresentou o portfólio de incentivos fiscais e estruturais, a exemplo do programa Cresce Alagoas, que tem o potencial de atrair empresas portuguesas a se estabelecerem ou ampliarem suas operações no estado, gerando empregos e colaborando para o aumento do PIB alagoano.
Ele também discutiu possibilidades de cooperação tecnológica, sobretudo na capacitação de mão de obra e transferência de tecnologia para Alagoas, visando preparar o estado para o mercado global com apoio de universidades e institutos de tecnologia.
Barcelona
Na agenda da missão internacional, o governador seguirá para Barcelona, onde participará do evento Smart City Expo World Congress.
Na ocasião, Paulo apresentará as iniciativas sociais de Alagoas, que foram reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) por promoverem inovação e sustentabilidade.
A participação visa destacar o estado como um destino atrativo para empresas que buscam investir em projetos com impacto social e ambiental.
Últimas notícias
Renato Filho leva combate às bets para o Congresso Nacional
Galba Novaes visita Campestre e Colônia Leopoldina e relembra ações nos municípios
Flávio pede prisão de servidor do Planalto por caso Nossa Senhora Aparecida
'Se quiser ganhar dinheiro, ache um jeito honesto' diz Lula após proibir bet
Alagoas proíbe venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições
Concurso da Arsal divulga resultados; próxima etapa será em outubro
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
