Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste são treinados sobre o uso de máscara laríngea
Treinamentos, que incluem teoria e prática, têm sido realizados no auditório da própria instituição
Os trabalhos para a disseminação de conhecimento sobre equipamentos que possam ajudar na rotina de salvar vidas motivaram os profissionais do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, a realizar capacitações sobre do uso da máscara laríngea. Os treinamentos, que incluem teoria e prática, têm sido realizados no auditório da própria instituição, com profissionais da unidade hospitalar e também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com o enfermeiro Jean Marinho Vital, coordenador do NEP do HEA, a máscara laríngea é um dispositivo desenvolvido para fornecer uma via aérea segura e prática. Ela é utilizada como uma alternativa à intubação traqueal, permitindo a ventilação de forma menos invasiva, garantindo a respiração do paciente para a sequência de procedimentos.
O coordenador do NEP do HEA, Jean Vital, salientou a importância do treinamento sobre utilização da máscara laríngea
“É um equipamento útil para pacientes que apresentam risco baixo de aspiração, em anestesia de rotina e em situações de emergência. A indicação é para a utilização em caso de anestesia de curta duração, situações onde a intubação não é possível ou recomendada, em procedimentos eletivos e emergenciais”, explicou Jean Vital.
“A Sesau [Secretaria de Estado da Saúde] fornece este equipamento para nossas equipes e é necessário que possamos multiplicar o conhecimento entre os profissionais, com o intuito de agilizar o atendimento. Por isso, a parceria do Hospital de Emergência do Agreste com o Samu Arapiraca. O trabalho de uma equipe vai responder diretamente no trabalho da outra”, avaliou o coordenador do NEP do HEA.
As capacitações acontecem no auditório do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca
“O uso correto do equipamento agiliza o atendimento ao paciente quando é possível a intubação. Por isso a importância da parceria entre o Hospital de Emergência do Agreste e o Samu também nesta questão de treinamento. No Samu, a gente faz o primeiro atendimento lá na rua e a continuidade é aqui dentro do hospital. Então, com todos trabalhando utilizando o mesmo conhecimento, a possibilidade de salvar a vida fica ainda maior”, frisou a enfermeira Rosele Paz de Mendonça.
A diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, afirmou que a capacitação foi fundamental porque, através dela, foram compartilhadas experiências e conhecimentos para servir à sociedade da melhor maneira possível.
“Este trabalho da parceria entre as instituições é indicação da própria Sesau para integrar os serviços com a finalidade de melhorar o acolhimento aos pacientes. É uma visão humanizada do governador Paulo Dantas e do secretário Gustavo Pontes de Miranda. Continuamos em ritmo intenso de treinamentos e capacitações dos profissionais de saúde”, declarou.
Veja também
Últimas notícias
Equoterapia: Cibele Moura cobra renovação de contrato e alerta para impactos negativos
PF mira ex-ministro de Bolsonaro em nova fase da operação do caso Master
Veja antes e depois de suspeita de dar facada em cabeleireiro em SP
Lula e Trump se reúnem hoje: do PIX ao crime organizado, o que está em jogo
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 36 milhões nesta quinta-feira
Presos supeitos de tentar matar torcedor em briga de organizadas em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
