Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste são treinados sobre o uso de máscara laríngea
Treinamentos, que incluem teoria e prática, têm sido realizados no auditório da própria instituição
Os trabalhos para a disseminação de conhecimento sobre equipamentos que possam ajudar na rotina de salvar vidas motivaram os profissionais do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, a realizar capacitações sobre do uso da máscara laríngea. Os treinamentos, que incluem teoria e prática, têm sido realizados no auditório da própria instituição, com profissionais da unidade hospitalar e também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com o enfermeiro Jean Marinho Vital, coordenador do NEP do HEA, a máscara laríngea é um dispositivo desenvolvido para fornecer uma via aérea segura e prática. Ela é utilizada como uma alternativa à intubação traqueal, permitindo a ventilação de forma menos invasiva, garantindo a respiração do paciente para a sequência de procedimentos.
O coordenador do NEP do HEA, Jean Vital, salientou a importância do treinamento sobre utilização da máscara laríngea
“É um equipamento útil para pacientes que apresentam risco baixo de aspiração, em anestesia de rotina e em situações de emergência. A indicação é para a utilização em caso de anestesia de curta duração, situações onde a intubação não é possível ou recomendada, em procedimentos eletivos e emergenciais”, explicou Jean Vital.
“A Sesau [Secretaria de Estado da Saúde] fornece este equipamento para nossas equipes e é necessário que possamos multiplicar o conhecimento entre os profissionais, com o intuito de agilizar o atendimento. Por isso, a parceria do Hospital de Emergência do Agreste com o Samu Arapiraca. O trabalho de uma equipe vai responder diretamente no trabalho da outra”, avaliou o coordenador do NEP do HEA.
As capacitações acontecem no auditório do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca
“O uso correto do equipamento agiliza o atendimento ao paciente quando é possível a intubação. Por isso a importância da parceria entre o Hospital de Emergência do Agreste e o Samu também nesta questão de treinamento. No Samu, a gente faz o primeiro atendimento lá na rua e a continuidade é aqui dentro do hospital. Então, com todos trabalhando utilizando o mesmo conhecimento, a possibilidade de salvar a vida fica ainda maior”, frisou a enfermeira Rosele Paz de Mendonça.
A diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, afirmou que a capacitação foi fundamental porque, através dela, foram compartilhadas experiências e conhecimentos para servir à sociedade da melhor maneira possível.
“Este trabalho da parceria entre as instituições é indicação da própria Sesau para integrar os serviços com a finalidade de melhorar o acolhimento aos pacientes. É uma visão humanizada do governador Paulo Dantas e do secretário Gustavo Pontes de Miranda. Continuamos em ritmo intenso de treinamentos e capacitações dos profissionais de saúde”, declarou.
Veja também
Últimas notícias
Condutor de caçamba é detido pela PM após flagrante de crime ambiental
PM prende dupla por roubo com simulacro e captura foragido da Justiça em Maceió
PM apreende mais de 1.800 porções de drogas em ações em Arapiraca e Piaçabuçu
João Gomes aposta em terno bordado com filé na supercopa e valoriza artesanato de Alagoas
Dois homens ficam feridos após confronto com guarda municipal em São Miguel dos Campos
Homem é encontrado morto em estrada vicinal na zona rural de Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
