Alagoas tem a terceira maior emissão de RGs do Brasil proporcional à população
Desde de abril de 2019, quase meio milhão de Registros Gerais foram emitidos no Estado pelas Centrais Já!
Desde a implantação do sistema de agendamentos nas unidades Já! em Alagoas, ocorrida em 2019, quase meio milhão de Registros Gerais (RG) foram emitidos no Estado. Somente neste ano, após a implantação do novo sistema de agendamentos, em julho, foram emitidos mais de 55 mil RGs - um aumento de 214,7% na emissão de RGs, dado que coloca Alagoas, atualmente, como a terceira unidade federativa, proporcionalmente, que mais emite RGs no Brasil, ficando atrás apenas do Acre e do Piauí.
O sistema de agendamentos das Centrais Já! foi implantado em abril de 2019 pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). Em 5 anos e 3 meses de uso do antigo sistema, foram emitidos, em média, mais de 6 mil RGs por mês. Com a implantação no novo sistema, a quantidade de emissões mais que dobrou, passando a ser, em média, mais de 13 mil emissões por mês.
Ao acrescentar a quantidade de atendimentos com todos os serviços oferecidos nas Centrais, mais de 2,6 milhões de atendimentos foram registrados nas unidades desde abril de 2019. Os atendimentos correspondem aos mais diversos serviços com órgãos parceiros, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), BRK, Equatorial, Procon, Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Casa de Direto, Instituto de Identificação, entre outros órgãos.
“A Seplag, juntamente com o Instituto de Identificação, tem trabalhado continuamente com a equipe técnica para ampliar a oferta de vagas para a emissão de RG, serviço mais solicitado em nossas unidades. No dia 4 deste mês, inclusive, foi implementada uma redução no tempo de atendimento, com o objetivo de aumentar o número de vagas disponíveis e melhorar o acesso ao serviço”, conta Dêniel Barros, gerente da Superintendência de Atendimento ao Cidadão Já!, setor correspondente à Seplag.
Outras medidas que estão sendo adotadas pela secretaria, visando à ampliação da oferta de vagas de emissão de RGs e outros serviços, são ações especiais onde o atendimento para as emissões não necessita de agendamento. Em outubro, três Centrais Já! foram contempladas com a ação portas-abertas: o Já! Maceió Shopping; o Já! Marechal Deodoro e o Já! Shopping Farol.
As três unidades juntas, em dois dias de ações, emitiram 1.128 RGs, 196 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e 79 encaminhamentos para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió para o Cadastro Único. O momento também proporcionou acesso a outras atividades em alusão ao mês das crianças, que teve contação de histórias, teatro de fantoches, entre outras atividades lúdicas, proporcionadas em parceria com o Procon, Secdef, Seades e a Secretaria da Primeira Infância (Cria).
Atualmente, Alagoas conta com quatro Centrais de Atendimento ao Cidadão em Maceió, uma em Porto Calvo, uma em Delmiro Gouveia, uma em Arapiraca, uma em Palmeira dos Índios, uma em União dos Palmares, uma em Penedo e uma em Marechal Deodoro, inaugurada em agosto deste ano. Além disso, uma unidade Já! Será, em breve, instalada na cidade de Pilar. Um termo de cooperação com o município foi assinado neste ano, assim como a entrega do projeto arquitetônico dessa próxima unidade, que promete oferecer mais vagas para os serviços ofertados.
O acesso aos serviços das unidades Já! é realizado através de agendamento prévio em https://ja.al.gov.br/.
Veja também
Últimas notícias
Jomart Run mobiliza mais de 800 atletas profissionais e amadores em Arapiraca
Bebê recém-nascido é encontrado morto dentro de sacola plástica em Delmiro Gouveia
Jovem é autuado por perturbação do sossego no município de Colônia Leopoldina
Jovem é ameaçada de sofrer agressão no município de Japaratinga
Hoje é Dia: Confira datas, fatos e feriados de dezembro de 2025
CNU 2025: governo divulga nesta segunda os locais das provas discursivas; veja como acessar
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
