Prefeitura de Maceió participa de Fórum Urbano Mundial no Egito
Ao representar prefeito JHC, presidente do Iplan aborda desenvolvimento urbano sustentável

O secretário-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antonio Carvalho, que integra o Grupo Global de 31 Especialistas da ONU para Cidades Inteligentes centradas nas pessoas, representou a Prefeitura de Maceió e o prefeito JHC no 12º Fórum Urbano Mundial, organizado pela ONU-Habitat.
A conferência internacional ocorreu na capital do Egito, Cairo, de 4 a 8 de novembro, e teve como tema central “Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis”.
O evento reuniu líderes globais, organizações e cidadãos comprometidos em debater e desenvolver estratégias para os desafios urbanos e o desenvolvimento sustentável.
Carvalho integrou a mesa de debate "Capacidades em Ação: Como a Formação de Agentes Públicos e Sociais Pode Contribuir para a Transformação e Qualificação das Cidades Brasileiras de Forma Integrada e Sustentável".
A iniciativa discutiu o impacto da educação e da capacitação de agentes públicos para a construção de cidades mais inclusivas e ecologicamente integradas.
Carvalho abordou o papel das políticas locais e o compromisso de Maceió com o desenvolvimento urbano sustentável. A mesa contou com a presença da brasileira Ana Claudia Rossbach, subsecretária-geral da ONU e diretora-executiva da ONU-Habitat.
Antonio Carvallho também contribuiu com o painel "Índice de Desempenho Urbano". Foi discutida a necessidade de dados para orientar investimentos e políticas urbanas.
O debate girou em torno de estratégias de coleta de dados que possam atrair investidores e de como reduzir a lacuna de dados urbanos com o apoio de instituições multilaterais.
Convidado pela Rede Francesa de Agências de Planejamento Urbano, Carvalho também esteve no painel “Cidades como Agentes de Mudança: Troca entre Pares sobre Cidades Inteligentes Centradas nas Pessoas”, uma discussão focada na troca de experiências sobre o uso de tecnologias digitais para promover uma urbanização inclusiva e segura.
No painel “Localizando o Pacto Digital Global: Aliança Global de Prefeitos para Cooperação Digital”, o secretário representou o prefeito JHC em um debate sobre o Pacto Digital Global, que promove a colaboração em soluções digitais para o desenvolvimento urbano sustentável.
A iniciativa faz parte do compromisso global de construir um futuro urbano resiliente e sustentável, com cidades assumindo um papel de liderança na transformação digital.
"É uma honra representar Maceió e o prefeito JHC no 12º Fórum Urbano Mundial da ONU Habitat, reafirmando nosso compromisso com um desenvolvimento urbano sustentável e humanizado. Estamos aqui para trocar experiências e contribuir para debates sobre a formação de agentes públicos, o uso estratégico de dados e soluções digitais centradas nas pessoas. Maceió se compromete a transformar o planejamento urbano em uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento", ressaltou Carvalho.
O presidente do Iplan ainda pontuou a importância de alianças globais na construção de um futuro mais resiliente para as cidades.
Durante o evento, além de participar de mesas e painéis, Antonio Carvalho, teve uma reunião com o ministro das Cidades do Brasil, Jarder Barbalho, para debater a importância de políticas públicas integradas para o desenvolvimento urbano sustentável no contexto brasileiro.
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
