Semarh emite aviso sobre baixa umidade do ar em regiões de Alagoas
Fenômeno acontece até esta sexta-feira (22); órgão deu orientações sobre o que fazer durante o período
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um aviso meteorológico sobre a baixa umidade relativa do ar que vai afetar municípios do Sertão, Sertão do São Francisco, Agreste e partes da Zona da Mata e do Baixo São Francisco, até esta sexta-feira (22).
Segundo o órgão, a umidade poderá ficar abaixo de 30% em determinados momentos do dia, um índice que é considerado crítico. A recomendação é que a população tome bastante água para evitar a desidratação, use roupas leves e hidratantes no corpo, evite atividades ao ar livre durante períodos mais quentes, entre às 10h e 16h; e mantenha os ambientes úmidos com toalhas molhadas ou recipientes com água.
O fenômeno é causado por uma massa de ar seco e quente, associada a um sistema de alta pressão atmosférica. A baixa umidade é resultado da atuação da massa de ar seco, que reduz a formação de nuvens e favorece a elevação das temperaturas.
Com menos nebulosidade, o solo aquece mais rapidamente, intensificando o calor e contribuindo para a diminuição da umidade do ar. Isso é mais comum em períodos de alta pressão atmosférica, mas exige cuidados para minimizar os impactos.
Ainda de acordo com a Semarh, é uma condição que também pode provocar problemas de saúde, como ressecamento das vias respiratórias e desidratação, além de aumentar o risco de queimadas nas áreas afetadas.
Últimas notícias
Maragogi recebe ação da Desenvolve Alagoas com oferta de crédito e orientação para empreendedores
Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões
Daniela Mercury acusa Edson Gomes de violência doméstica durante premiação
Leonardo Dias aprova Projeto que pode ajudar a resolver o problema da População de Rua em Maceió
Arapiraca zera fila de espera para exames laboratoriais e beneficia mais de 12 mil usuários
Pelo terceiro ano seguido, tenente Wuilams Leite é homenageado como Oficial Destaque da PMAL
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
