Operação mira em empresários e contadores que falsificavam documentos em fraudes fiscais
Vão responder por organização criminosa, falsidades ideológica e de documentos e fraudes societárias
Uma operação contra uma organização criminosa especializada em falsificar documentos para fraudes fiscais foi deflagrada nesta quinta-feira (21) em Maceió e municípios do interior. Empresários e contadores são investigados.
Denominada ‘Operação Efésios 4:25’, a ação é do Grupo de Atuação Especial no Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf), do Ministério Público de Alagoas.
Esquema complexo: Empresas denominadas “noteiras” se especializaram na emissão de notas fiscais fraudulentas. As notas eram falsamente emitidas com a finalidade de geração de créditos tributários indevidos.
Por sua vez, os créditos serviam como meio facilitador para a produção de documentos capazes de criar “avatares”, ou seja, empresas inidôneas que tiram vantagens indevidas e se beneficiam com enriquecimento ilícito.
Quem participava: Para o cometimento dos crimes havia participações ilegais de contadores, empresários, “testas de ferro” e “laranjas”. Todos eles são acusados de organização criminosa, falsidades ideológica e de documentos, fraudes societárias, além de outros ainda em apuração.
Mandados cumpridos
Ao todo, foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. A operação conseguiu apreender diversos documentos e aparelhos eletrônicos.
Para a ação, o Gaesf contou com a participação da Procuradoria-Geral do Estado, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e das Polícias Civil e Militar de Alagoas.
Significado da operação
O nome Efésios 4:25 faz referência a exortação do apóstolo Paulo aos Efésios no sentido de que eles não mintam mais e passem a falar sempre a verdade.
Últimas notícias
Homem é esfaqueado pela esposa durante discussão em Arapiraca
Veículo é furtado próximo a escola no Baixão, em Arapiraca
Mulher é registrada por receptação após compra de celular furtado em Arapiraca
Adolescente é amarrado por populares após furtar supermercado em Arapiraca
Homem é flagrado com drogas na Feira da Troca, em Arapiraca
Adolescente de 15 anos é morto a tiros no bairro do Clima Bom, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
