Profissionais do Hospital de Emergência participam de capacitação no Hospital Albert Einstein
A ação visa a melhoria da qualidade do atendimento ao paciente e integra o projeto Telescope II do Ministério da Saúde
Os trabalhos para o desenvolvimento de ações que possam melhorar a qualidade no acolhimento a pacientes seguem a passos largos no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Para isso, profissionais da unidade hospitalar, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foram enviados para capacitação no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
O objetivo da capacitação foi o funcionamento do projeto Telescope II, realizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A estratégia é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) e tem como foco a prática de telemedicina na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A comitiva do HEA foi liderada pela diretora-geral Bárbara Albuquerque, e contou ainda com a equipe multidisciplinar, composta pela coordenadora médica do projeto Telescope II, Guacyra Almeida. Também integraram a comitiva, a coordenadora de enfermagem da UTI Geral, Fernanda Albuquerque; a enfermeira Letícia Cardoso; a farmacêutica Yolanda Cupertino; a fisioterapeuta Luzia Santos; a assistente social Any Beatriz e a médica Andréia Brito.
“O 3 Micro Meeting do Telescope Trial II tiveram como objetivo iniciar o vínculo dos profissionais do Hospital Albert Einstein com a equipe dos centros locais, mostrando como serão os fluxos das visitas multidisciplinares que irão acontecer à beira leito, por intermédio da telemedicina. O principal propósito é levar a melhor assistência e as melhores condutas, com os mais capacitados profissionais no cuidado com os pacientes críticos, que estão na UTI. Desta forma, estamos dando o pontapé inicial em uma nova forma da assistência desses pacientes em nossos serviços”, explicou a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque.
Até 2026 o projeto vai fazer um estudo para avaliar o impacto das intervenções por telemedicina no cuidado de pacientes graves em UTIs. A partir do resultado do estudo, será possível adotar estratégias com a participação da equipe multidisciplinar e gestão de qualidade, visando melhorar os resultados assistenciais.
Durante o Telescope II, são adotadas intervenções via telemedicina, como visitas multidisciplinares conduzidas por médicos especialistas em medicina intensiva, ações realizadas por equipes especializadas de enfermagem, fisioterapia e farmácia clínica, além de pacotes de gestão focados na qualidade e segurança do paciente.
A partir destas medidas, a expectativa é o desenvolvimento técnico das equipes multiprofissionais nas UTIs, garantindo melhorias no tratamento e resolução de casos. Ainda será possível gerar informações, com evidências científicas, para a formulação de políticas públicas no SUS.
“A capacitação foi enriquecedora. No Hospital de Emergência do Agreste já fazemos os estudos estimulados pelo projeto Telescope II. O sistema de telemedicina deve ser implantado nos próximos meses, visando ampliar a nossa condição de tratamento dos pacientes na UTI. Estamos sempre buscando qualificação profissional e melhorias que possam multiplicar a condição de salvar vidas”, frisou Bárbara Albuquerque.
Equipe multidisciplinar do Hospital de Emergência do Agreste participou de capacitação, em São Paulo, sobre a implantação do sistema de telemedicina Telescope II
Últimas notícias
Pais que tatuaram filho de 1 ano para ganhar apartamento se pronunciam
'Pode me expulsar' diz irmã sobre exigência de noiva em casamento
Filha descobre verdade por trás das 'viagens de negócios' do pai
Adolescente de 14 anos é atacado por crocodilo durante pesca em praia
Para aplicar golpe, mulher forja gravidez, desaparecimento e até a morte dos bebês em Maceió
Prefeitura transfere o feriado do Dia do Servidor para a próxima sexta (31)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
