Congresso de Cardiologia do Hospital do Coração Alagoano destaca avanços e atualizações na área
Cerimônia de abertura foi marcada pela história da cardiologia no Brasil e Alagoas, e homenagem ao médico Adib Jatene

Teve início nesta sexta-feira (22), em Maceió, o Congresso de Cardiologia do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, reunindo grandes nomes da cardiologia nacional. O evento, que prossegue até este sábado (23), está sendo realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, configurando uma importante oportunidade de atualização científica para os profissionais de saúde e para o fortalecimento da cardiologia em Alagoas.
A cerimônia de abertura foi marcada pela história da cardiologia no Brasil e em Alagoas, destacando o funcionamento do Hospital do Coração Alagoano. Na ocasião, foram homenageados com a Comenda Professor Dr. Adib Jatene, aqueles que contribuíram com a ideia, construção e funcionamento do hospital, que é referência em cardiologia na Rede Pública de Saúde do Estado. Entre os homenageados, estava o deputado federal Isnaldo Bulhões Júnior, que reforçou a importância da unidade hospitalar para os alagoanos.
Presente ao evento, o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou o impacto do evento para o Estado. “Alagoas se consolida como um centro de referência em cardiologia, com a realização de eventos como este. Nosso compromisso é continuar investindo na saúde para que avanços como os que serão apresentados aqui beneficiem cada vez mais nossa população”, declarou.
O presidente de honra do congresso, médico cardiologista José Wanderley Neto, destacou a trajetória do Hospital do Coração Alagoano e a inspiração deixada por Adib Jatene. “Este congresso é uma forma de homenagear o legado do professor Adib Jatene, que dedicou sua vida à medicina e à inovação. Ele é um exemplo para todos nós e, por isso, sua memória é celebrada hoje com um evento que busca justamente perpetuar os avanços na cardiologia”, disse Wanderley.
Painéis e Conferências
Com uma programação intensa, o primeiro dia do congresso trouxe temas como inovação em procedimentos minimamente invasivos, avanços em tratamentos de insuficiência cardíaca e discussões sobre a relação entre tecnologia e prática clínica. O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, ressaltou o alto nível técnico dos palestrantes.
“Conseguimos reunir aqui alguns dos maiores especialistas, que estão compartilhando conhecimento de ponta para a cardiologia moderna. Esse intercâmbio é essencial para elevarmos o padrão da cardiologia em Alagoas e no Brasil”, afirmou Veríssimo.
Entre os destaques do dia, o renomado cardiologista Ênio Buffolo, que junto com Wanderley, abordou uma breve história da cirurgia cardiovascular no Brasil. “Estamos vivendo uma revolução na cardiologia. As novas tecnologias estão permitindo tratamentos mais eficazes, menos invasivos e que oferecem maior qualidade de vida para os pacientes”, enfatizou o palestrante.
Participação Ativa e Impacto Profissional
O evento conta com intensa participação de profissionais da área da saúde, como o pediatra Roney Damacena, também diretor médico do Hospital da Criança de Alagoas, que destacou a importância do congresso para a prática clínica. “A troca de experiências com colegas e especialistas é enriquecedora. Saímos daqui com uma bagagem de muito maior, prontos para aplicar esses conhecimentos no cuidado aos nossos pacientes”, frisou.
A programação do congresso segue até este sábado (24).
Últimas notícias

Ônibus bate em barranco e capota no Agreste pernambucano; 17 morreram

Explosões em fiação de poste assustam moradores no Centro de Maragogi

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião

Lula lamenta mortos e feridos em acidente de ônibus em Pernambuco

Não ouse falar grosso com o Brasil, porque não vamos aceitar, diz Lula

Presidente do PSDB no Ceará anuncia filiação de Ciro Gomes ao partido
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
