Lei de Leonardo Dias garante aumento do alcance de doenças detectadas em bebês
A partir de agora, o Teste do Pezinho realizado nos estabelecimentos de saúde pública municipais deverá incluir a triagem de várias patologias
Está em vigor a lei de autoria do vereador Leonardo Dias (PL), que expande o alcance do Teste do Pezinho na Rede Municipal de Saúde, em Maceió. A medida visa aprimorar o rastreamento de doenças em recém-nascidos, integrando o exame ao Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) com um escopo ampliado de diagnósticos.
A partir de agora, o Teste do Pezinho realizado nos estabelecimentos de saúde pública municipais deverá incluir a triagem de várias patologias além das já cobertas anteriormente.
Entre as doenças que poderão ser detectadas estão: fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase, toxoplasmose congênita, galactosemias, aminoacidopatias, distúrbios do ciclo da ureia, distúrbios da betaoxidação dos ácidos graxos, doenças lisossômicas, imunodeficiências primárias e atrofia muscular espinhal.
O vereador Leonardo Dias ressaltou a importância do exame para a saúde pública, destacando que o Teste do Pezinho. A nova medida busca garantir que recém-nascidos recebam diagnóstico e tratamento precoce, evitando complicações futuras.
"É um procedimento preventivo fundamental para identificar doenças metabólicas sérias, raras e assintomáticas em tempo oportuno, garantindo que sejam tratadas antes que possam causar problemas graves à saúde das crianças".
Últimas notícias
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
[Vídeo] ALE discute projeto que autoriza parada fora do ponto em transportes intermunicipais
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
