Último Ciclojud do ano promove integração entre servidores da Justiça
Passeio ciclístico, neste sábado (30), reuniu integrantes do TJAL, TRE, TRT e Justiça Federal
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoveu, neste sábado (30), o último Ciclojud do ano. Cerca de 40 servidores, tanto da Corte quanto de outros Tribunais, participaram do passeio ciclístico, que teve percurso de aproximadamente 40 km.
"Essa é uma iniciativa excelente, porque visa à questão da saúde e também promove uma integração entre os colegas de trabalho", disse a servidora Rosemere Alves, que atua na Ouvidoria do TJAL.
O servidor Marcos Aragão, da Justiça Federal, participou dos quatro passeios do Ciclojud realizados ao longo do ano. "É uma forma de incentivar outras pessoas a pedalarem também. Já sou adepto do cicloturismo, faço viagens de bicicleta e acho muito bom".
Neilton Silva, servidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), vestiu o uniforme do Capitão América e foi pedalar. Para ele, é importante incentivar, cada vez mais, o uso da bicicleta. "Parabenizo o TJ por essa iniciativa, nesse momento em que a gente está tratando de ciclomobilidade e está vendo um avanço de ciclovias na cidade. Acho que tem que continuar".
O Ciclojud é uma iniciativa do TJAL, por meio de seu Núcleo Socioambiental. Na avaliação do presidente da Corte, Fernando Tourinho, o projeto foi bem-sucedido.
"O balanço que faço é de que foi um total sucesso. Jogamos uma semente para os magistrados e servidores terem esse cuidado maior com a saúde. Isso é algo fundamental para que possamos trabalhar melhor em prol da sociedade", disse o desembargador.
Percurso
O passeio ciclístico teve início no TJAL, no Centro, e seguiu até o Eco Clube Catolé, no bairro Santos Dumont, parte alta de Maceió. Um carro de som deu orientação aos participantes durante todo o trajeto. Foi disponibilizada também uma ambulância, com médicos e enfermeiros socorristas da Unimed.
Antes do pedal, os inscritos receberam um kit com lanche fornecido pelo Sam's Club. Puderam ainda aferir a pressão com profissionais do Setor Médico do Tribunal e fazer aquecimento com uma educadora física.
De acordo com o coordenador do Núcleo Socioambiental do TJAL, Alexandre Caiado, será apresentada à Presidência proposta com um novo circuito para o ano de 2025. "Vamos dar um formato ao projeto e levá-lo ao próximo presidente. Nosso objetivo é continuar oferecendo mais qualidade de vida aos servidores".
O Ciclojud é inspecionado pela Federação Alagoana de Ciclismo (FAC) e tem apoio da Eco Rede da Justiça, que além do TJAL é formada pelo TRE/AL, Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL) e Justiça Federal.
Apoiam e participam também da ação o Banco de Brasília (BRB), a Unimed Maceió, a Atlântica Motos e o Sam's Club.