Política

Próximo presidente da Câmara de Maceió terá papel importante com a saída de JHC para disputar eleição em 2026

Integrantes da base do prefeito apontam que JHC e Cunha estão de olho nas articulações da eleição interna da Casa

Por Felipe Ferreira 04/12/2024 16h04
Próximo presidente da Câmara de Maceió terá papel importante com a saída de JHC para disputar eleição em 2026
Marcelo Palmeira e Galba Netto são os nomes postos, até o momento, para a disputa - Foto: 7Segundos

A disputa acirrada e antecipada em torno da presidência da Câmara Municipal de Maceió traz outros contornos para além do fortalecimento político para o pleito de 2026. O próximo presidente deve assumir a Prefeitura de Maceió em eventuais ocasiões, caso JHC (PL) deixe o cargo para disputar a eleição.

Com a esperada e provável ida de JHC para a disputa pelo governo do estado, Rodrigo Cunha, vice-prefeito eleito, ocupará a cadeira de chefe do executivo. A vaga de vice estará vaga, sendo ocupada simbolicamente pelo presidente da Câmara.

Com as viagens e missões em outros estados e países, o presidente da Câmara está logo em seguida na linha sucessória, exercendo o controle do executivo pelo tempo em que Cunha estará ausente.

Os vereadores Galba Netto e Marcelo Palmeira, ambos do PL, disputam o apoio da maioria de seus colegas.

Integrantes da base do prefeito na Casa, ouvidos pela reportagem do 7Segundos, afirmam que JHC e Cunha estão de olho na composição pela importância que o próximo presidente terá na gestão.

Apesar do interesse nas articulações, JHC e Rodrigo Cunha não falam sobre o assunto publicamente. Nos bastidores, o primeiro escalão de secretários do prefeito têm atuado e alguns pedem apoio a Galba Netto.

O fato é: enquanto JHC não se pronuncia pessoalmente sobre o caso, Marcelo Palmeira vai ganhando apoio de seus colegas na Casa de Mário Guimarães.