Hospital da Cidade e Secretaria da Saúde realizam ação de prevenção ao HIV e Aids
Programação foi direcionada a colaboradores e pacientes atendidos pelo hospital municipal
Uma ação integrada entre Hospital da Cidade (HC) e a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, na última sexta-feira(6), cerca de 100 testes de HIV, Sífilis e Hepatite B, como parte das ações do movimento Dezembro Vermelho, mês de prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs. Colaboradores e pacientes foram atendidos pelo Núcleo de Vigilância Hospitalar de Epidemiologia. A ação envolveu teste rápido, distribuição de preservativos e orientações sobre o tema.
A diretora técnica do Maceió Saúde e gestora do Hospital da Cidade, Célia Fernandes, ressalta que o cuidado é permanente e fazer o teste é um dos cuidados.
“Temos observado um aumento no número de casos em pacientes que estão em comportamento de risco, o que acaba menosprezando alguns cuidados. Nossa ação reuniu colaboradores, pacientes, acompanhantes num momento de cuidado com a saúde e garantindo uma importante conquista no diagnóstico, no tratamento e na vida das pessoas”, diz Célia Fernandes.
“O Dezembro Vermelho é uma campanha importante e necessária. É imprescindível que as pessoas tenham informações sobre o HIV e Aids, e ainda sobre o aumento dos casos deste agravo. E tantas outras doenças sexualmente transmissíveis. A parceria com a SMS proporcionou que colaboradores, pacientes e acompanhantes realizassem os testes rápidos. Além da nossa sala de espera que tem como objetivo conscientizar pacientes e profissionais sobre a doença e abordar os sintomas, o tratamento e o diagnóstico” – ressalta Laura Carvalho, Enfermeira do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HC.
Para a assistente administrativa do HC, Rose Brito, realizar o teste é cuidar da saúde como prevenção. “É muito importante para os colaboradores fazer o teste numa ação no ambiente de trabalho. Fiz o teste, participei da palestra e aprendi mais um pouco sobre o Dezembro Vermelho, sendo agente multiplicador daqui pra frente”, afirma.
Ainda dentro da agenda de atividades, foram repassadas informações sobre sintomas, formas de contágio e avanços no tratamento da doença. Os testes rápidos detectam HIV, Sífilis, Hepatite B e C, com resultado em apenas 30 minutos. Caso o resultado seja positivo, o paciente é encaminhado diretamente para atendimento médico na rede de saúde.
Dezembro Vermelho
Dezembro Vermelho é uma campanha internacional de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida, a Aids. A cor vermelha, adotada para representar a ação, está ligada ao laço vermelho, símbolo internacional da luta.
Últimas notícias
Olhar da Gente alcança 25 municípios e ultrapassa 12 mil cirurgias oftalmológicas
Planos de saúde terão de cobrir DIU hormonal para pacientes com endometriose
Cenipa abre investigação para apurar causas de queda de helicóptero
Procon fiscaliza água fornecida pela BRK após denúncias de moradores em Maceió
Polícia do Ceará prende João Munhoz, namorado de Isabelle Caracristi
André Mendonça acusa Alexandre de Moraes de direcionar investigação no STF
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
