Ministro Renan Filho anuncia início das obras do Arco Metropolitano de Maceió
“Investir em rodovia significa apostar no desenvolvimento do estado”, resume Renan Filho
A quinta-feira (12) amanheceu com as máquinas levantando poeira para iniciar a duplicação de 16 quilômetros da BR-424/AL, no trecho conhecido como Arco Metropolitano de Maceió, entre o polo industrial de Marechal Deodoro e Pilar e a cidade de Satuba.
A obra vai permitir que motoristas que seguem para o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares ou para o interior do estado não precisem mais entrar na capital alagoana, evitando, assim, congestionamentos. O empreendimento vai beneficiar diversos bairros de Maceió, como Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins.
“Isso vai desafogar o trânsito da avenida Fernandes Lima e da via expressa, facilitar o escoamento da produção industrial, fortalecer o turismo, colaborar com a geração de emprego e permitir que o estado de Alagoas se desenvolva e melhore a vida das pessoas”, garante o ministro dos Transportes, Renan Filho.
O Arco Metropolitano está contemplado no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e receberá R$252,7 milhões em investimentos do Governo Federal.
O projeto prevê ainda a construção de importantes estruturas, como:
- viadutos no entroncamento com a BR-316/AL, com a AL-101 e no polo industrial
- restauração e alargamento da ponte sobre o rio Remédio e uma nova ponte no mesmo local
- vias marginais no polo industrial
Demanda histórica
A BR-424/AL, no trecho do Arco Metropolitano, acumula episódios de lentidão, por conta do tráfego intenso, e acidentes. Além da economia de tempo e da segurança para os motoristas, a duplicação e as demais melhorias favorecerão o escoamento de produtos agrícolas, industriais e comerciais, que também se tornarão mais competitivos com a redução dos custos de transporte.
Pontos turísticos também terão os acessos facilitados, impulsionando o setor do turismo da região. O prazo para a conclusão das obras é de 24 meses.
Mais obras
Com o início das obras na BR-424/AL, Renan Filho aproveita para antecipar que a duplicação da BR-316 na região também irá começar nos próximos dias.
“Essas duas duplicações constituirão o Arco Metropolitano de Maceió: o mais forte investimento em rodovias da história recente do estado”, destaca o ministro.
Últimas notícias
Dosimetria: Moraes nega pedido de Debora do Batom para reduzir pena
Hantavírus: militares saltam de paraquedas em ilha para deixar remédio
Inmet emite alerta de acumulado de chuvas para cidades de Alagoas
Deputado bolsonarista manda ofício à CBF pedindo convocação de Neymar para Copa
Filha doa medula para salvar a vida de mãe com leucemia
Ypê: entenda os próximos passos após empresa recorrer de decisão da Anvisa
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
