Programa da Secretaria de Meio Ambiente coleta 297 toneladas de pneus usados em 2024
Balanço anual da campanha foi divulgado nesta quarta-feira (18)
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) divulga, nesta quarta-feira (18), o balanço anual da campanha “Pneu usado tem descarte certo”, revelando um resultado histórico para 2024. Foram coletadas 297 toneladas de pneus inservíveis em todo o estado, mais que o dobro das 130 toneladas recolhidas no ano anterior. Este avanço reafirma o compromisso de Alagoas com a sustentabilidade e a proteção ambiental.
A iniciativa, que conta com a parceria fundamental da Alagoas Ambiental, garantiu o destino correto para toneladas de pneus usados, que poderiam representar riscos ao meio ambiente e à saúde pública, especialmente como criadouros do mosquito Aedes aegypti. A empresa, principal parceira da Semarh na campanha, foi responsável pelo recebimento, transporte e processamento desses materiais, transformando o que seria lixo em novas oportunidades para a indústria de reciclagem.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, celebrou os resultados e destacou o apoio do governador Paulo Dantas na expansão das ações ambientais no estado. “Este resultado é fruto de um esforço coletivo entre a Semarh, nossos parceiros, como a Alagoas Ambiental, e a população alagoana, que abraçou a ideia do descarte correto. Com o apoio decisivo do governador Paulo Dantas, conseguimos ampliar a logística de coleta e conscientizar ainda mais pessoas sobre a importância dessa ação. Seguiremos trabalhando para fazer de Alagoas uma referência em sustentabilidade no Brasil”, afirmou.
A campanha envolve a participação ativa de municípios-pólo, como Delmiro Gouveia, Piranhas, Batalha, Major Isidoro, Olho D’Água das Flores, Craíbas, Arapiraca, Penedo, São Miguel dos Campos, Santana do Mundaú, São José da Lage, Capela, Porto Calvo, São Luís do Quitunde, Passo de Camaragibe, Pilar, Marechal Deodoro, Rio Largo e Maceió, estrategicamente distribuídos no estado, que funcionam como pontos para o recolhimento dos pneus descartados. Essa rede de municípios tem sido essencial para otimizar a logística de coleta e alcançar regiões mais distantes.
Para 2025, a expectativa é continuar crescendo e envolver ainda mais municípios e empresas no ciclo de coleta e reciclagem, consolidando Alagoas como um modelo de gestão ambiental para todo o país.
Veja também
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
