Três furtos de cabeamento são registrados em menos de uma semana no viaduto da antiga PRF
Casos vêm sendo corriqueiros na região; suspeito foi levado à delegacia e órgão repôs cerca de 3.600 metros de cabos
A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) registrou entre sexta-feira (13) e quarta-feira (18), três casos de furtos de equipamentos da rede de iluminação no trecho do viaduto da antiga PRF, na BR-104, parte alta da capital.
Os crimes causaram interrupções nos serviços de iluminação pública, além de terem colocado em risco a segurança das pessoas que passavam pela região. No total, cerca de 3.600 metros de cabos precisaram ser repostos pela Autarquia.
Na sexta-feira, equipes de manutenção da Ilumina foram enviadas para repor quase 2 mil metros de cabeamento furtado, porém foram furtados novamente cerca de mil metros de materiais no mesmo local. Uma nova remessa de 600 metros de cabos foi reposta na terça-feira (17). No dia seguinte, o matrrial foi furtado. O suspeito do furto foi detido pela Guarda Civil Municipal de Maceió (GMM) ainda nessa quarta-feira (18) e deixado aos cuidados da Policia Militar de Alagoas, levado a uma Delegacia da Polícia Civil, de onde foi liberado após ser fichado.
O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, lamenta o ocorrido e explica que esses casos furtivos trazem uma série de impactos negativos à população e ao Município. “A Ilumina atua para garantir o funcionamento pleno da rede de iluminação, realizando a substituição imediata dos equipamentos roubados. Mas a recorrência desses casos faz com que valores que poderiam ser investidos para melhorias na rede de iluminação acabem sendo direcionados para repor esses cabeamentos. A população fica vulnerável e os cofres públicos sofrem prejuízos significativos”, explicou.
Até o momento, apenas em 2024, a Autarquia gastou R$ 101.662,65 para repor cabeamentos furtados, com cerca de 12.133,5 metros do material restituído.
A Ilumina vem trabalhando em parceria com a GMM, para atuar de forma preventiva contra o furto de cabeamentos. “Temos intensificado as nossas rondas, principalmente no período da noite. As estruturas são alvo de vândalos para roubar e vender esses fios”, explicou o inspetor comandante da GMM, Jamerson Oliveira.
A Guarda Civil tem utilizado a tecnologia para fiscalizar diferentes pontos da capital. “Temos dez totens na cidade, com imagens (gravadas) 24 horas e elas tem nos auxiliado a deslocar o efetivo de forma mais precisa. Também buscamos fortalecer o setor de inteligência da nossa guarda municipal, nos auxiliando a efetuar prisões e deslocamentos mais assertivos com a tecnologia, novas viaturas e mais agentes nas ruas”, detalhou o inspetor.
A Prefeitura de Maceió reforça a importância da colaboração da população no combate a esse tipo de crime. Caso alguém presencie atividades suspeitas ou práticas de furto de cabeamentos, é fundamental que denuncie imediatamente por meio do Disque Denúncia, no número 181.
A Autarquia Municipal de Iluminação Pública também possui canais de atendimento como o app Ilumina Maceió e o Disque Luz, no número 0800 031 9055, para que a população possa denunciar práticas criminosas relacionadas à iluminação pública. O atendimento presencial ocorre na sede da Autarquia, na Rua Coronel Pedro Lima, Jaraguá, de segunda a sexta-feira, de 08h às 14h.
Últimas notícias
Prefeitura recupera estradas e acessos na Serra do Candará, em Palmeira dos Índios
Empresária denuncia desaparecimento de mercadorias após voo de São Paulo para Maceió
Homem acusado de incendiar residência em Craíbas é preso pela Polícia Civil
Polícia Civil conclui investigação sobre morte de criança de dois anos em Dois Riachos
'Se Trump conhece Brasil pela família Bolsonaro, ele desconhece', diz Lula
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, diz governador
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
