Alerta de chuva forte e risco geológico em Belo Horizonte na véspera de Natal
A população deve adotar medidas preventivas como a instalação de calhas no telhado, o conserto de vazamentos em reservatórios e caixas d'água

Belo Horizonte está em alerta para chuvas fortes e risco geológico nesta terça-feira (24), véspera de Natal. O aviso foi emitido pela Defesa Civil Municipal no final da manhã e alerta para possíveis pancadas de chuva com volume de até 40 milímetros, acompanhadas de raios e rajadas de vento de até 50 km/h. O comunicado vale até as 8h de quarta-feira (25).
Além disso, a cidade está sob risco geológico devido às fortes chuvas dos últimos dias. O alerta é válido até segunda-feira, 27 de dezembro. A Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção com o grau de saturação do solo, sinais de possíveis quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
A Defesa Civil emitiu uma série de orientações para garantir a segurança dos moradores:
- Identifique um local seguro para se abrigar em caso de chuvas de granizo.
- Evite áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos.
- Não permaneça no alto de morros ou em locais elevados como topo de prédios ou torres de linhas telefônicas e energia elétrica.
- Nunca se abrigue ou estacione debaixo de árvores.
- Estacione seu veículo em local seguro e coberto.
A Defesa Civil também alertou sobre os sinais de deslizamento de terra. Em caso de identificação de algum desses indicadores, é fundamental deixar o imóvel imediatamente:
- Trincas nas paredes.
- Água acumulada no quintal.
- Portas e janelas emperradas.
- Rachaduras no solo.
- Água escorrendo da base do barranco.
- Inclinação de postes ou árvores.
- Muros e paredes estufados.
- Estalos.
Além disso, a população deve adotar medidas preventivas como a instalação de calhas no telhado, o conserto de vazamentos em reservatórios e caixas d'água, e a não destinação de lixo ou entulho nas encostas.
Moradores de Belo Horizonte podem se inscrever para receber alertas de risco meteorológico pelo Canal Público do WhatsApp, pelo SMS (basta enviar o CEP para o número 40199) e acompanhar as recomendações da Defesa Civil nas redes sociais, como Instagram, X, Facebook e Telegram (canal: defesacivilbh).
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias

ONG Amigos de Maribondo alcança mais de 4 mil atendimentos em apenas 3 meses

Agricultor sofre amputação após acidente com máquina em Canapi

Alcolumbre manda arquivar PEC da Blindagem após rejeição da CCJ

Governo investe R$ 9,7 milhões na construção de duas novas creches em Rio Largo

Lula avalia encontro com Trump na ONU como “surpresa boa”

Hemoal promove coletas externas de sangue em Coruripe e Delmiro Gouveia nesta quinta
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
